Deus Requer Santificação aos Cristãos 75

Publicado por: Silvio Dutra Alves
Data: 30/03/2022
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

Texto: Silvio Dutra Voz: Silvio Dutra

 

"1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.

2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.

3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?" [I Co 3: 1-3]

 

É somente sendo espirituais e não carnais, que podemos ter vida e paz, conforme se afirma em Romanos 8: 6-13. E, quanto precisamos especialmente de paz em dias como os nossos, para que, como Habacuque possamos estar sempre animados e alegres por Deus e em Deus, ainda que tudo ao nosso redor esteja conturbado.

 

Ao dizer que os crentes coríntios eram carnais, o apóstolo não pretendeu afirmar que eles ainda estavam na carne, em uma condição inteiramente carnal, como é o caso dos não regenerados, mas que em vez de estarem seguindo o pendor do Espírito, mortificando o pecado, estavam deixando se conduzir segundo o homem natural, sem estarem fazendo progresso em santificação por um crescimento espiritual - daí ter se referido a eles como carnais, porque estavam seguindo o pendor da carne, que dá para a morte espiritual, e nos impede de discernir e fazer a vontade de Deus.

Nós podemos observar, em ambas as epístolas dirigidas por Paulo à Igreja de Corinto, a ausência da exposição de doutrinas capitais e profundas sobre a vida e pessoa de Jesus Cristo, conforme podemos observar na epístola aos Romanos e Efésios, porque sendo formadas de crentes espirituais em sua maioria poderiam bem entender e explicar a outros, todas aquelas verdades espirituais.

Mas, no caso de Corinto, o que temos da parte do apóstolo para eles é:

“não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.”

De fato, é perda de tempo falar daquilo em que consiste a vida de santidade pelo conhecimento espiritual de Cristo, a quem é de mente carnal, pois somente o que tem a mente espiritual de Cristo pode discernir o modo de vida que está escondido nEle, e reservado por Deus para ser compartilhado com aqueles cujas mentes estão sendo renovadas continuamente pelo Espírito Santo, a fim de compreenderem qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

 

A santificação é um processo, que é conduzido por um princípio de santidade implantado por Deus em nossa mente e coração, que funciona à medida que exercitamos os meios de graça designados por Ele para tal propósito, de maneira que se não o fizermos, seremos carnais e mundanos e, se o fizermos, seremos cada vez mais espirituais e santos.

Quando alguém se encontra, ainda no início do caminho deste processo de santificação, desde que seja contínua e sincera sua disposição de amar e servir ao Senhor de todo o seu coração, será aceitável a Ele, ainda que haja muitas falhas em seu comportamento e conduta, pela falta de uma melhor compreensão do que seja a santidade evangélica.

Mas, são os que atingem o grau de maturidade espiritual, cujo coração é segundo o coração de Deus que são todo o Seu prazer, por viverem de modo inteiramente agradável a Ele, segundo a Sua boa, perfeita e agradável vontade.

É lamentável, mas real, a mentalidade moderna que prevalece entre os crentes, de que não é possível ter uma mente espiritual e se alcançar um modo de vida santo, sob o argumento de que o ser humano está muito mais voltado para fazer o que é errado, do que o que é correto.

Mas, quem disse que ser santo consiste meramente nesta questão de se errar, ou não errar?

E, mais do que isso; como é possível se admitir tal forma de pensamento que faz de Jesus não o Salvador e quem nos livra do pecado, mas um ministro do pecado?

 

Se Ele não pode produzir em nós o viver santo que nos impõe, então é um farsante para tais pessoas, pois não seria poderoso o suficiente para realizar aquilo que exige.

Todavia, mesmo para estes crentes carnais e mundanos, enquanto tendo sido justificados de fato por Ele, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, ainda que sejam filhos que vivam de modo rebelde contra a vontade de Seu Pai, e pouco ou nada interessados e ocupados em dar-Lhe glória, por um viver santificado na prática de boas obras de fé, sem que, no entanto, seja indiferente a isto, pois os corrige e chama ao arrependimento, para se dedicarem à santificação de suas vidas.

 

Qual é a razão da cegueira dos crentes da Igreja de Laodiceia, que é a predominante nestes últimos dias?

Eles não sabem por experiência própria, que a intimidade do Senhor é para aqueles que O amam e temem. Ninguém pode participar da ceia espiritual em comunhão com Jesus, sem abrir-lhe a porta de seu coração e sem arrependimento e vitória real sobre o pecado.

É o próprio Deus, que infunde em nós esta inclinação para se consagrar a Ele, e viver para honrá-Lo, por obediência à Sua Palavra, mas Ele somente o faz com aqueles que O buscam de todo o seu coração.

É somente a estes que O temem e buscam, que Ele se deixa achar, e manifesta e produz neles o bom espírito reto, pelo qual Davi orava para que fosse criado nele.

 

A disposição de coração e alma, que coloco como a primeira propriedade ou efeito do princípio de santidade, conforme declarado e explicado antes, é o que a Escritura chama de temor, amor, deleite e outras afeições que expressam uma consideração e inclinação constantes para com seus objetos, porque essas coisas não denotam o próprio princípio da santidade (que está situado na mente, ou compreensão e vontade), pois são apenas os nomes dos nossos afetos; porém eles significam a primeira maneira pela qual esse princípio atua, de uma forma de inclinação santa do coração para a obediência espiritual.

Então, quando o povo de Israel se comprometeu por uma aliança solene, em ouvir e fazer tudo o que Deus ordenou, Ele acrescenta sobre isso:

"Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!" [Dt 5: 29] - isto é, que a inclinação de seus corações fosse sempre obediente.

Isso é o que se pretende na promessa da aliança: ,

"Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos." [Jr 32: 39]

Este, é o mesmo que o "novo espírito".

"Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; [Ez 11: 19]

Veja que o propósito de Deus para todos os Seus filhos é o de que sejam alegres, felizes, e estejam bem em todas as circunstâncias, mas Ele concede isto somente aos que Lhe são obedientes e praticam a justiça.

Os Salmos afirmam isto repetidamente, e o apóstolo Pedro o confirma em sua primeira epístola.

"Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente";
"aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la".
"Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males".  [
I Pe 3: 10-12]

Ou seja, Deus o reserva para os crentes que são espirituais, pois os carnais não podem senão experimentar guerra, contenda, tristeza, infelicidade, etc.

O novo coração, como declarado anteriormente, é a nova natureza, a nova criatura, o novo espiritual, princípio sobrenatural de santidade.

O primeiro efeito e primeiro fruto disso é o temor de Deus sempre, ou uma nova inclinação espiritual da alma para toda a vontade e comandos de Deus.

Este novo espírito e temor de Deus, ainda é expressado como a consequência inseparável do novo coração, ou a escrita da lei de Deus em nossos corações, que são iguais.

"Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor , seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do Senhor e da sua bondade".
[Os 3: 5]

 

Da mesma maneira, é expressado pelo "amor", que é a inclinação da alma a todos os atos de obediência a Deus e à comunhão com Ele, com deleite e contentamento - é uma consideração por Deus e Sua vontade, com uma devida reverência por Sua natureza e um deleite nEle, que é adequado para aquela relação de aliança na qual Ele está conosco.

Além disso, é expressado por uma mente espiritual:

"Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.", [Rm 8: 6] - isto é, a inclinação da mente para as coisas espirituais é aquela pela qual vivemos para Deus, e desfrutamos de paz com Ele; é "vida e paz".

Por natureza, saboreamos apenas as coisas da carne, e cuidamos das coisas terrenas.

"O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas". [Fp 3: 19]
Nossas mentes ou corações estão postos nelas, dispostos para elas, e prontos para todas as coisas que nos levam ao gozo e satisfação nelas - mas, por esta nova natureza nos importamos com as coisas que estão acima, ou colocamos nossas afeições nelas.

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus". 
"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra";  [Cl 3: 1, 2]

Em virtude disso, Davi professa que sua "alma seguiu arduamente a Deus", [Sl 63: 8], ou foi inclinado sinceramente a todas as maneiras pelas quais ele poderia viver para Deus e chegar ao gozo dEle.

É como a seriedade de alguém em busca de algo, que está continuamente em seus olhos, como nosso apóstolo expressa em [Fp 3: 13,14] - isto é comparado pelo apóstolo Pedro àquela inclinação natural que está naqueles que estão com fome de comida.

"Como bebês recém-nascidos, desejem o leite sincero da palavra, para que assim vocês cresçam" [1 Pe 2: 2], que é uma constante e inalterável inclinação.

Por isso, devemos estar sempre ocupados todos os dias com as coisas do Senhor, relativas ao Seu reino e Palavra, pois quando nos dedicamos mais aos cuidados deste mundo, não podemos ter participação neste bom estado de alma que é concedido por Deus, quando nos santificamos.

 

Pensar e ocupar-se de maneira intensiva com as coisas que são terrenas faz com que automaticamente excluamos Deus e Sua vontade de nossos pensamentos, e geralmente, não consideramos que tal desprezo possa ser pecaminoso como de fato é.

Além disso, em razão de sermos entregues a nós mesmos pelo Senhor, sem que tenhamos a direção e mover do Espírito Santo, faz com que fiquemos totalmente abertos para a prática de pecados, inclusive pelo mau uso de coisas que são lícitas por si mesmas.

Este endurecimento de coração e mente faz com que pensemos erroneamente, que uma vida carnal e mundana pode ser compatível com uma vida espiritual e santa; isto é muito comum em nossos dias, em que há tantas solicitações para um viver carnal e mundano, e pouco conhecimento e prática de uma verdadeira vida de santidade.

Pensamentos e meditações que procedem de afetos espirituais são as primeiras coisas em que consiste a mentalidade espiritual, e por meio disso se comprova.

Nossos pensamentos são como as flores de uma árvore na primavera; você pode ver uma árvore na primavera toda coberta com flores, de forma que nada mais dela aparece.

Milhares destas flores caem e não vêm a dar em nada; frequentemente onde há muitas flores há menos frutos, mas ainda que não haja nenhum fruto, seja ele de que tipo for, bom ou ruim, ele deve vir de alguma dessas flores.

 

A mente do homem está coberta com pensamentos, como uma árvore com flores; a maioria deles cai, desaparece, e não dá em nada, terminam em vaidade e, às vezes onde há muitos destes pensamentos na mente, geralmente haverá menos frutos; a seiva da mente se perde e é consumida neles.

O fato de não haver nenhum fruto, seja bom ou ruim, decorre destes pensamentos serem abundantes.

“Porque, como imagina  em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo”  [Pv 23: 7]

No caso de tentações fortes e violentas, a real estrutura do coração de um homem não será julgada pela multiplicidade de pensamentos sobre qualquer objeto, porque se eles são oriundos das sugestões de Satanás, imporão um senso ininterrupto deles na mente.

Todavia, pensamentos espirituais normalmente voluntários são a melhor medida e indicação da estrutura de nossas mentes. Como a natureza da terra é julgada pela grama que produz, assim a disposição do coração pode ser avaliada pela predominância de pensamentos espirituais voluntários; eles são as ações originais da alma, o modo por meio do qual o coração esvazia o tesouro que está no seu interior.

O coração de todo homem é a tesouraria dele, e o tesouro que está nele ou é bom ou mau, como nosso Salvador nos fala.

Há um tesouro bom e ruim do coração; em qualquer homem, seja ele bom ou mau, lá está. Este tesouro está abrindo, esvaziando, e se gastando continuamente, entretanto nunca pode ser esvaziado, porque ele tem uma fonte que não pode ser esgotada - quanto mais você gasta do tesouro de seu coração, mais  terá  um tesouro em abundância do mesmo tipo.

 

Seja bom ou mau, cresce por gasto e exercício, e o modo principal por meio do qual avança é através dos pensamentos da mente. Se o coração é mau, eles são na maior parte vãos, imundos, corruptos, maus, tolos, portanto estes pensamentos dão a melhor medida da estrutura de nossas mentes e corações.

Isto é voluntário, porque a mente de si própria é hábil para inclinações, e produz pensamentos até mesmo fora do controle da nossa vontade; assim, os homens podem ter uma multidão de pensamentos relativos aos assuntos da sua vocação, e não terem ainda nenhuma medida devida de estrutura interior dos seus corações.

Assim, os homens cujo chamado e trabalho é estudar a Bíblia e pregá-la a outros, podem não ter muitos pensamentos sobre coisas espirituais, e ainda pode ser, que frequentemente sejam remotamente espirituais. Eles podem ser forçados por seu trabalho e chamada, a ocuparem suas mentes dia e noite com tais pensamentos, mas ainda assim, não serem espirituais.

Seria bom que todos os pastores se examinassem diligentemente nisto. 

 

Então, é evidente que a predominância de pensamentos voluntários é a melhor e mais segura indicação da estrutura interior, e do estado da mente, porque se é assim por um lado com a mente carnal, dá-se o mesmo por outro lado com a mente espiritual, portanto ser espiritual, em primeiro lugar, é ter no curso e fluxo desses pensamentos, que são comumente produzidos por nós, aquilo que aprovamos por serem resultantes de nossos afetos pelas coisas espirituais. Nisso consiste a inclinação do Espírito.

Estes pensamentos em exercício espiritual hão de se manifestar em atitudes, e um comportamento diligente e santo, em todas as coisas, quer interiores, quer exteriores como, por exemplo, trazer todos os nossos negócios e deveres em boa ordem e limpeza, como no caso das esposas que devem ser boas donas de casa, amando seus respectivos maridos e filhos, em uma demonstração prática de empenho em cuidado do lar por amor a Deus, e a eles.

Enfim, cabe a todos servirem sem qualquer intenção de serem também servidos, porque Deus há de nos recompensar e servir - Ele mesmo, quando estivermos assim aplicados em obedecer Seus mandamentos e vontade.

 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Reeditado em 06/07/2022
Código do texto: T7439253
Classificação de conteúdo: seguro