Autores

Perfil

Zanny Adairalba é poeta e compositora desde a infância e cumula em seu currículo diversos prêmios literários e musicais.

Ativista cultural, em 1992 deixou Pernambuco para residir em Roraima, extremo norte do Brasil, onde desenvolve ações de incentivo à leitura e à literatura como integrante fundadora do Coletivo Caimbé, associação cultural amazônica, em atividade desde 2009, que tem como objetivo fomentar a cidadania usando a literatura como principal ferramenta.

É autora de sete obras poéticas: “Palavras em preto e branco 1a e 2a edição”, “Micropoemas”, “Repoetizando”, “Carrossel Agalopado”, “PoesiaZinha”, “Pétala de despedidas” e "Movimentos Inexatos", além de 14 cordéis que abordam temas variados.

Recebeu o 1º Lugar no Concurso Internacional de Dramaturgia Feminina do projeto La Escritura de la diferencia, da Espanha - Edição Brasil, com a peça “Chegança – O cordel do bem-querer”, uma comédia romântica dirigida ao público infanto-juvenil.

Única mulher a fomentar a Literatura de cordel no estado de Roraima, é co-autora do primeiro auto de natal roraimense. Uma peça cordelizada encenada em praça pública por três anos concecutivos durante os festejos natalinos organizados pela prefeitura de Boa Vista.

Seu trabalho musical está fortemente ligado ao movimento quadrilheiro de Roraima, tendo mais de 30 canções folclóricas gravadas pelos grupos de quadrilhas juninas locais.