Autores

Perfil

Formado em Letras pela UFMG, Valter Braga é funcionário público, gestor cultural, poeta e compositor. Estudou também teoria musical, harmonia e improvisação na Fundação de Educação Artística e na antiga Escola de Minas. Chegou ainda a cursar Publicidade por 6 períodos, abandonando o curso por questões profissionais.


Ingressou em 1993, por meio de concurso público, na Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte – atual Fundação Municipal de Cultura (FMC) –, tendo trabalhado na Diretoria de Ação Cultural, Assessoria de Comunicação e Assessoria da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Nesses anos, coordenou o Música de Domingo por quatro temporadas e o projeto BH Cine, responsável por levar sessões de cinema para a periferia da cidade. Atuou ainda no Arena da Cultura, programa de descentralização da FMC, e foi membro da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte por três gestões. Atualmente, é servidor da Diretoria de Bibliotecas e Centros Culturais, onde coordena os projetos Rede BH Cineclube e Mostra de Artes Cênicas nos Centros Culturais.


Como compositor, mantém parceria com Renato Motha, Jorge Fernando dos Santos, Toninho Camargos, Rogério Leonel e Sérgio Guimarães. Tem composições gravadas, entre outros, por Bob Tostes, Renato Motha, Ivan Lins, Celso Adolfo, Lígia Jacques, Chico Lobo, Ladston do Nascimento, Kristoff Silva, Déa Trancoso e Graziela Cruz.


Junto com Renato Motha, foi finalista do Prêmio Visa de Compositores Brasileiros – versão 2000 –, obtendo o 5º lugar. Em 2005, com a música Haicai Baião, obteve o prêmio de melhor letrista no Festival Cultura, promovido pela TV Cultura de São Paulo, tendo concorrido com mais de 6.000 compositores de todo o Brasil.


Mantém um site de literatura intitulado Haimagem (www.haimagem.com), em que publica diariamente haicais.