Autores

Perfil

SERGIO ALVES
     Jornalista, ator,  escritor, animador cultural, compositor, educador social, Sergio Alves nasceu no Rio de Janeiro em 01/04/1960. Aos 15 anos já participava de grupos de teatro na escola e já era diretor cultural do gremio estudantil. Nesse tempo, começou a escrever seus primeiros poemas, influenciado por poetas como Berthold Brecht, Maiakovski, Ferreira Gullar, Oswald de Andrade, Drummond, entre outros. 
     Em 1984, participou da fundação do Projeto Cultural PASSA NA PRAÇA QUE A POESIA TE ABRAÇA e do Grupo Poça D'água, juntamente com Zé Cordeiro, João Batista Alves, Douglas Carrara, Jorge Mizael e Rosa Maria. Um movimento que levou poesia e teatro popular para vários municípios do Rio de Janeiro, se apresentando em praças, teatros, escolas de samba, entre outros espaços não convencionais. 
     Em 1991, participou da fundação do MACACO - Movimento de Arte e Cultura Alternativa, Comunitária e Organizada. Sendo escolhido como presidente. Com atuação na Zona Oeste, o MACACO foi o grupo responsável pela conquista da Lona Cultural usada na ECO-92 para o bairro de Bangu.
     Em 1992, teve seu poema Cidade Dormitório, utilizado na prova de Geografia do Vestibular da Cesgranrio.
     Atualmente é presidente do CEDICUN - Centro de Estudos e Divulgação das Culturas Negras. Movimento que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
     Publicou os seguintes livros: Paz em 1984, Pessoa em 1986, Criança em 2006, Antologia poética Passa na Praça que a poesia te abraça, em 1991 e Canto Mestiço em 2004.
     Em teatro, atuou como diretor no monólogo "A conta e o tempo" estrelado pela atriz Regina Pierini, entre 2002 e 2003. 
     Atuou também como diretor da peça "Espíritos-Amor de outras vidas" de Vagner Castellanos, em 2003.
     Como compositor, teve sua música "Candelária-Vigário Geral" gravada nos CDs "Amanhã seguinte" de Marcus Garcia, e "Fruto Maduro" de Rogéryo du Maranhão. em 2003.
     Trabalha como animador cultural na Secretaria de Estado de Educação e como educador social na SMAS, no Rio de Janeiro.