Autores

Perfil

EUGÉNIO DE SÁ
poeta e escritor português


e-books editados (*)
“O Recanto do tempo” e “Antologia Poética”, obra em 3 volumes temáticos:
http://www.editora.ebook.olga.kapatti.nom.br
(só para download e utilização própria do visitante)


NOTA BIOGRÁFICA:

Chamo-me Manuel Eugénio Angeja de Sá. Nasci em 1945, no típico bairro da Ajuda, em Lisboa, Portugal.
Lá do alto, pode ver-se parte do belíssimo estuário do Tejo e ainda se vislumbra o espaço vizinho da Torre de Belém, que assinala o local de partida das naus portuguesas a caminho da epopeia dos descobrimentos.
Lisboa está-me nas veias, tal como a literatura e a poesia, que sempre me cativaram o espírito.
Todavia, e por circunstâncias da vida familiar, cedo conheci Sintra, onde vivi e estudei durante toda a fase do ensino secundário. Uma vila encantada, que ainda hoje visito regularmente.

A frequência do Instituto Comercial e da Faculdade de Economia levaram-me, de novo, ao quotidiano da capital, até que chegou o tempo de cumprir o serviço militar. Corria então o ano de 1966.
Cinco anos volvidos, e depois de uma breve passagem por uma multinacional norte americana, tomei rumo na redacção de um jornal que então havia iniciado a sua publicação. Começava aí a tomar forma a minha natural vocação pelo mundo da comunicação, onde evoluí durante mais de trinta anos, divididos entre a escrita, a vida comercial e a publicidade. Sempre na cidade de Lisboa.
Conheço parte da Europa e alguns países do norte de África, onde a minha natural apetência pela história dos povos me foi levando.

Hábitos de leitura, a que uma avó querida não é alheia, dotaram-me de vontade e gosto pelo conhecimento. Entre os momentos que lembro em que o espírito mais se deliciou, avultam os consagrados à leitura dos grandes mestres portugueses; de Luís de Camões a Eça de Queiroz, de Alexandre Herculano a Camilo Castelo Branco. Todos contribuíram muito para o meu enriquecimento espiritual.
O deslumbramento pela poesia chegou em 1968, trazida num livrinho que recebi das mãos de José Saramago, ao tempo colaborador do Jornal A Capital, onde iniciei a minha actividade de comunicador. Ainda guardo esse exemplar autografado pelo meu amigo e nosso prémio Nobel. Chama-se: “Provavelmente Alegria”.
Se tivesse que explicar as influências da minha poesia, escolheria, sem dúvida, como fonte maior de inspiração, a segunda metade do chamado período barroco ( meados do século XVII – fins do século XVIII ), sem esquecer os vastos, e sempre presentes, recursos do arcadismo - que lhe foi sucedâneo no tempo - mormente tudo o li do grande Bocage. Admito, todavia, que, no século XIX, romantismo dentro, se escreveu muito bem o lirismo amoroso, que em mim e em muito do que escrevo, encontra, também, expressivo eco.

Eugénio de Sá

A minha primeira Antologia Poética é constituída por três volumes virtuais (e-book) temáticos, reunindo mais de 210 poemas e textos poéticos escolhidos e algumas crónicas.


Algumas das minhas páginas na internet:
hhttp://www.poemar.com/EugenioDeSa.htm http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo_europa.asp?ID=3265
http://estelapereira.no.sapo.pt/Eugenio_de_Sa.htm
http://paginas.terra.com.br/arte/ligiatomarchio/ligiatomarchio_poetas_amigos.htm
http://amigospoetas.bravehost.com/eugenio_de_sa.htm http://chuvadeletras.no.sapo.pt/pagina-EugenioSa.htm
http://maritrujillo.com/duetos/eugenio/eugenio.htm http://www.blocosonline.com.br/literatura/autor_poesia.php?id_autor=3210&flag=internacional
http://ecosdapoesia.net/autores/eugeniodesa.htm http://members.shaw.ca/fariajoao/Header%20for%20Poems/all%20arround%20frame.html
http://www.musicexpress.com.br/eugeniodesa http://canteirodeversos.blogspot.com/2008/03/eugnio-de-s-ensaio-sobre-tristeza.html
http://www.mariseribeiro.com/poetas_amigos_eugenio.htm
http://carmovasconcelos.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart&partqs=cat%3DHomenagens
http://www.joaquimevonio.com/espaco/eugenio_de_sa/eugenio.htm
http://www.avspe.eti.br/poetas/eugenio.htm
http://www.avspe.eti.br/poetas/eugenio_biografia.htm
http://artculturalbrasilreinodapoesia.blogspot.com/2009/01/eugenio-de-sa.html
ttp://www.veramussi.com.br/poetas_amigos.php?autor=Eugénio%20de%20Sá
http://artculturalbrasilreinodapoesia.blogspot.com/2009/01/eugenio-de-sa.html
ttp://www.crlemberg.com.br/poeta/eugenio/eugenio.htm



(*) Os meus e-books editados são da Autoria de Olga Kapatti e estão alojados no site AVPB - Academia Virtual Poética do Brasil:
http://www.editora.ebook.olga.kapatti.nom.br/portfolio_eugenio_de_sa.htm
(só para download e utilização própria do visitante)



Actualizado em Abril de 2009