Autores

Perfil

Victor Domingos (Portugal, 1981) é licenciado em Psicologia e um eterno autodidata de tudo e mais alguma coisa.

A sua obra de narrativa Ode a Um Poeta Naturalista recebeu em 1999 o Prémio Literário Teixeira de Queirós. Em 2002, uma outra narrativa sua, intitulada Manual de Trigonometria Aplicada seria o trabalho vencedor do Concurso Literário “Ecos da Memória”. Três anos mais tarde, viria a ser atribuído o 2º prémio, no Concurso Nacional de Contos “D. Sancho I”, à sua narrativa As Confissões de Dulce

No campo da poesia, publicou a obra É preciso calar o monólogo. Tem também colaboração dispersa por variadas publicações, incluindo as revistas portuguesas NanozineTerra de Val de Vez (Nº18, 2007), a revista digital galega Andar21.net, o portal brasileiro Alma de Poeta e a antologia Entre o Sono e o Sonho - Vol. IV (Chiado Editora, 2013).

Entre 1999 e 2001, fez parte da equipa de redação do Jornal de Gondoriz, que ajudou a fundar, tendo sido também responsável ao longo de todo esse período pela sua edição eletrónica, bem como por outros sites promovidos pelo jornal (JG Arquivo e Gondoriz Online).

De 2003 a 2008, dirigiu o projeto Edições ArcosOnline, dedicado à edição e publicação de livros em formato digital de autores lusófonos (Portugal, Galiza, Brasil), com distribuição gratuita. O projeto incidia sobretudo na divulgação de autores jovens ou pouco conhecidos do grande público, mas cujas obras mereciam maior projeção. Uma notável exceção a essa linha editorial foi o caso da reedição do romance O Salústio Nogueira, obra-prima do escritor português Teixeira de Queirós (1948-1919) que injustamente se encontrava ausente das bibliotecas e esgotada nas livrarias há várias décadas.

Mais recentemente, desde 2006, tem vindo a colaborar também com artigos sobre Apple e tecnologia em diversos blogs, como Pro+News, MacNotícias, Mac Portugal, iClub.pt, e Pplware. 

Em 2012, fundou o Braga Ciclável, um blog de intervenção dedicado à promoção da mobilidade sustentável e do uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Braga, que recebeu em 2013 o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, na categoria de Cidadania.

Página oficial do autor: http://www.victordomingos.com