Autores

Perfil

   Os trabalhadores representam mais da metade da população mundial e são os principais motores do desenvolvimento socioeconômico. Esse perfil populacional tem a saúde determinada pela exposição aos riscos ocupacionais, fatores sociais, individuais e acesso aos serviços de saúde. Embora existam intervenções eficazes para prevenir riscos ocupacionais e promover segurança, ainda há uma maioria de países com força de trabalho sem acesso às políticas de promoção de saúde ocupacional. A crescente mobilidade de emprego, produtos e tecnologias podem contribuir para soluções inovadores na prevenção dos riscos à saúde do profissional, mas podem também mover esses perigos para os grupos desfavorecidos. Atualmente, o crescimento da economia informal é, muitas vezes, associado à condições de trabalho perigosos e empregam grupos vulneráveis como crianças, mulheres grávidas, trabalhadores idosos e migrantes.
  A saúde e a segurança do trabalho (SST) são obrigações jurídicas e sociais das empresas. As instituições empregadores que zelam pelos direitos dos seus trabalhadores têm reduzido o número de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
  O elemento essencial para o sucesso de grandes empresas inclui o clico de benefícios da SST: valorização da marca, notoriedade, confiança, redução de acidentes e doenças, produtividade,responsabilidade e compromisso com seus funcionários.
  O livro Tratado de Toxicologia Ocupacional tem a intenção de fazer uma ponte entre o mundo acadêmico e a sociedade. Difundir o conhecimento para os trabalhadores que estão expostos aos agentes químicos e físicos a fim de
melhorar a prevenção das doenças do trabalho.
Soluções em saúde do trabalho
Referências bibliográficas:

http://www.who.int/occupational_health/
https://osha.europa.eu/