Autores

Perfil

Maria Angélica Bernardes dos Santos

descobriu-se poeta em 2006, apesar de gostar de escrever desde criança.

Usa o codinome Biláh Bernardes para assinar seus poemas.


Nasceu em Santo Antônio do Monte, MG, mas vive em Belo Horizonte desde 1970, onde trabalhou como professora, fez faculdade de Pedagogia, pós em Psicopedagogia, complementando seus estudos em Buenos Aires, onde teve um poema sobre TDAH publicado na revista E.PSI.B.A. em Outubro de 2006.


Como poeta, está:

  • Cônsul, por MG, do Movimiento Poetas del Mundo;
    Membro da Academia Santantoniense de Letras – ACADSAL, onde ocupa a cadeira 35, tendo por patrono: Zé Carolina, personagem marcante nas festas de Reinado, em Santo Antônio do Monte;
    Embaixadora pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Suisse / France;

     
  • Secretária da AJEB-MG - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/Sessão MG
     
  • Colaborou na organização do evento de poetas: Belô Poético por oito anos (2007-2014), em Belo Horizonte;
  • Apresentou poesia cênica em diversos grupos e espaços na UFMG e em Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte;
  • Coordenou por um ano (2016) o sarau “Feira de Poesia” no Centro Cultural Padre Eustáquio da PBH.
     
  • Participou (27/ 06 /2015) do FLI BH, com Poética e Performance, ao lado de Greyce Soute e, como expositora, autografou na FLI BH 2023.
     
  • Iniciou publicações poéticas no site orkurt, interagindo com vários poetas do Brasil. Esse veículo abriu portas para a primeira publicação impressa, em 2006, no XIV Congresso Brasileiro de Poesia, de Bento Gonçalves/RS.
     
  • Com artigos publicados na internet, em revistas e jornais no Brasil e exterior, participou em outras diversas publicações coletivas no Brasil, Buenos Aires, Chile, Portugal entre elas: Poesia do Brasil (Proyecto Cultural Sur-Brasil), Poetas En/Cena (Belô Poético), Nós da Poesia (Imersão Latina), Olhares Permitidos e Originárias (AJEB), Laços Portuueses (Rede sem Fronteiras).
     
  • Publicou, também, quatro livros de poesias: FotoGrafias de DesCasamento (Anome Livros.2008)ꓼ “AI-5” (Baroni Edições – 2016) - junto com Helenice Rocha, Irineu Baroni, Petrônio Souza Gonçalves e Rogério Salgado S A Monte de Minhas Lembranças” (Edição da autora, 2018)ꓼ Desvelamento” (Sangre Editorial, 2019,  "Sentimento Dividido" (Selo Starling - 2021). 
  • Nestes anos de 2023/2024, já está com seus primeiros livros de literatura infantil: "Bichinhos nas Nuvens" e "A Criança da Bolinha de Areia", aguardando publicação.

    Em 2023, escreveu o primeiro romance com o qual participou do concurso do governo federal: Prêmio Carolina Maria de Jesus. Foi classificada com nota 27 em 30 pontos, entre as 150 primeiras colocadas, com mais de 3000 inscrições.


    Tem poemas traduzidos em espanhol, francês e inglês, enquanto outros estão musicados em parceria com Anand Rao (Máscaras), Carolina Inês (Vida), Cristiano Lima (Tecituras e outros), Jônatas Reis (Braços Abertos e outros) e Régis D’Almeida (Loucura).   Podem ser ouvidos no Youtube:
  • Tecituras https://www.youtube.com/watch?v=D9NSTQ0MwAg
  • Braços Abertos https://www.youtube.com/watch?v=b-wrmLlxrgI   
  • Loucura https://www.youtube.com/watch?v=_N0RuBA2Aws 
  • Vida https://www.youtube.com/watch?v=rT1ZieUdB6E 

    Durante a quarentena de COVID-19, gravou uma série de poemas em áudio, num total de 300,  que compartilhou com todos os seus amigos e grupos a que pertence. Foi a partir desses áudios, e dos retornos recebidos, é que organizou seu último livro: Sentimento Dividido.

Durante os anos 2006 e 2007, apresentou-se em Recitais em escolas públicas noturnas em Belo Horizonte, levando poemas seus e de outros poetas, em um projeto intitulado Caminhos da Poesia, onde poemas impressos em papel A3 eram colocados no chão, sobre TNT vermelho e cobertos com plástico transparente configurando um tapete onde os alunos eram convidados a caminharem enquanto liam. O convite era estendido a quem quisesse colocar poema próprio que porventura tivesse. Esse tapete já viajou a outras cidades e vários outros espaços.


Publica em páginas na internet e em Blogs, cujos links estão relacionados abaixo,  permitindo que seus poemas circulem entre amigos e poetas da net.

Tem vários outros livros organizados, entre eles: Além da Janela e o No Espelho ( títulos provisórios), BH em FotoGrafias e um livro sobre a prática enquanto professora de alfabetização e psicopedagoga, com relatos e poemas: Ensinâncias e Aprendências,  aguardando publicação.

 

No ano de  2022,

em Julho, autografou na Bienal de SP; em Setembro, convidada pela AJEB e Rede Sem Fronteiras, autografou na 92ª Feira do Livro de Lisboa, onde levou três de seus títulos; em Novembro, também pela AJEB, autografou na 3ª Feira Literária de Tiradentes/MG.

Em 2023, autografou na FLI BH.

Para conhecer mais seus poemas, seguem os links abaixo:
http://www.almadepoeta.com/bilabernardes.htm 
http://poetasdobrasil.blogspot.com/ 

http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/poemas_bil%C3%A1.html  
https://poetisabilabernardes.blogspot.com/ 
https://psicopedagogiaempoesia.blogspot.com/ 

http://www.blocosonline.com.br/literatura/autor_poesia.php?id_autor=3030&flag=nacional 
https://www.germinaliteratura.com.br/2010/bila_bernardes.htm  

http://www.caestamosnos.org/autores/autores_b/Bila_Bernardes.htm

https://youtu.be/jcsTi_Ng62Q  (Anand Rao declama Biláh)

https://www.youtube.com/watch?v=WapuVgruJ9o 
http://www.recantodasletras.com.br/autores/bilabernardes

https://anchor.fm/lecy-sousa/episodes/Encontrei-o-caminho---Pela-poetisa-Bilh-Bernardes-ejhhlk/a-a36p7gn
http://www.blocosonline.com.br/literatura/autor_poesia.php?id_autor=3030&flag=nacional 

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=2537 

https://bilahbernardespoeta.prosaeverso.net 
www.balela.com   

https://www.instagram.com/tv/CR0IutDJKqQ/?utm_medium=share_sheet 
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16011479 

'Psicopedagogia em Poesia' http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=482