Autores

Perfil

Sônia Aparecida Feiteiro Portugal, 23 de outubro, em Barrinha, São Paulo. De uma família de seis irmãos é a primeira filha de José Moacir Feiteiro e Vanda da Silva Feiteiro. Ainda pequena migrou para a Transamazônica e desde os 8 anos descobriu na exuberância da floresta amazônica e na lida dos colonizadores a arte da palavra quando passou a historiar a vida da região em poemas.
       Formada em Letras e Artes (UFPA), e Gestão Escolar (SESUPA).Apresenta uma vasta experiência profissional na educação regional como professora, diretora e secretária de educação. Porém, tão amplo e inspirador é seu senso poético.
     Participou de duas Antologias poéticas: Poetas em Altamira (1988) e Poetas em Altamira (1999); Em 2010, lançou em Altamira e na Feira Pan Amazônica do Livro em Belém (Pará), o livro “Enquanto houver fatos haverá poesia”; Em 2016 e 2017, participou da Antologia “Contemporâneos 2016” e "Contemporâneos 2017" lançado no Rio de Janeiro e Altamira. sua pricipal obra é o livro Anamã fogo nas águas do Amazonas, lançado na Filx em 2017. Em 2018 compos a "I Coletânea Poética da sociedade de Cultura Latina do Brasil:construindo pontes" Em comemoração aos 30 anos de fundação da SCLB e, ainda em 2018 teve a Poesia "O Amor. Ah! O Amor" foi escolhido como um dos melhores poemas do ano 2018 e publicado no livro " 100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos 2018."
     Recebeu da Câmara de Vereadores de Altamira o título de “Cidadã Altamirense” em 2010, pelos serviços prestados à comunidade altamirense na educação e cultura; Ganhou prêmio de “Escritora do Ano” em 2011 e, em 2012, “Oscar Altamirense de Personalidade Literária”.
     Foi a segunda presidente da Academia Altamirense de Letras, da qual é membro fundador, ocupante da cadeira número 2.