Autores

Perfil

Solange da Gama Pinheiro (Sol Pinheiro) natural de Cristinápolis/SE, cursou Teologia no Inst.Dioc.de Estância/SE-Extensão da Universidade Católica de Salvador-UCSAL-2000, Prof. Graduada em História pela Universidade Tiradentes/UNIT-2006, é Especialista em Educação e Patrimônio Cultural em Sergipe pela Fac. Atlântico-Aracaju/SE-2008.
Servidora Pública das áreas de Saúde(Aux.de Enfermagem SES/1986) e da Educação (Professora Concursada 2008),vem atuando em outras áreas da gestão pública como Assist.Social e Cultura.Ministra palestras na temática de Gestão em Saúde, Direitos Humanos e Direitos da Mulher. Tem preferência em suas pesquisas aos temas voltados a “Teologia da Libertação”, História Cultural, com destaque para a cultura afro religiosa, e indígena.
Participou de documentários produzidos por programas de televisão como o TERRA SERIGY-2008-,produzido pela TV SERGIPE.
Programa SERGIPE COMUNIDADE, produção da TV ATALAIA-2015.
 Nunca esqueceu seus primeiros Gibís,revistas em Quadrinhos da Walt Disney, e dessas lembranças, brinca dizendo: “Por que não aprendi a economizar com o Tio Patinhas?! “Ou ter um pouco da malandragem do Zé Carioca?!
Na juventude  teve contato com uma literatura não tão comum para uma jovem do interior, os livros que abordavam o cenário da ditadura militar. Onde entre outros, leu o caso de “Theodomiro Romeiro” o primeiro condenado a morte pelo regime militar...que choque!  Mas também soube compensar com o lado da fantasia e do bom romance como os famosos livros: “MÉDICOS DE HOMENS E DE ALMAS” e “O MUNDO DE SOPHIYA”.  
Em 2004,por méritos profissionais, viajou ao Estado de São Paulo, a convite do Professor/Coordenador da Universidade de Marília/UNIMAR, para  compor a Equipe de Avaliação e seleção dos universitários desta instituição para o Programa - "Universidade Solidária-UNISOL" de 2005,sendo a primeira profissional a participar fora de seu Estado nessa categoria de avaliador a nível Nacional neste Programa. A aprovação da proposta foi dada pelo gabinete da Primeira Dama do País daquela época. No campo de incentivo cultual e literário atuou produzindo textos para apresentação de lançamentos de livros tais como: “Cristinápolis: Conta, Canta e Celebra sua História”. do Prof. Luis Amilton de Oliveira, em 2010; o livro “Diário de um Pensador” de Cleomacio Souza, em 2013; Suas pesquisas referenciaram o livro “Cristinápolis-Cidade da Chapada e dos Cristinapolenses” do  Pe. Gilmar Passos e Edenilza Lino em 2014.
Recebeu o Troféu “Falcão de Ouro” na IV Bienal do Livro de Itabaiana/SE- outubro/2017, o Troféu “Amigos de Glória e das Letras” pela Academia Gloriense de Letras em dezembro de 2017.
É produtora de biografias, e textos como “O Legado da Matriz” - 2006; “Cristinápolis-Nossa Terra, Nossa Gente -131 anos de Emancipação Política”-2013; ”Chapada - dos Troncos Velhos as Pontas de Ramas” -2014,tem publicações em Jornais, a exemplo do "Cinform"(Aracaju/SE) 2014, "Folha da Região"-Estância/SE, 2019"Jornal da Cidade"(Aracju/SE) ,2018,2019;e em sites onde destaca os Seminários e Encontros Literários realizados no Estado de Sergipe, como o “ I Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano” -2017, no qual atuou como mediadora na cidade de Nossa Senhora da Glória/SE, fazendo “Uma leitura sobre o I Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano e das Academias Literárias como mediadora da cultura”.
Publicou poesias na Antologia do 2º Encontro de Escritores Mont’ Alegrenses e Convidados,2017 como: “MÃES” e “TUDO FICOU PARA TRÁS”. É Membro fundadora, ocupante da Cadeira de Nº 01 da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades – ACLH, tendo como Patrono o Monsenhor Olympio de Souza Campos, um político e redator de destaque no cenário político nacional.Organizadora do Memorial em homenagem ao seu patrono que foi o Primeiro Vigário Encomendado da Paróquia São Francisco de Assis em meados do Séc. XIX. É Coo autora do Projeto “Gritos de Um Olhar”, criado em 2015 com o objetivo de fortalecer a produção literária e a cultura afro brasileira em sua comunidade. Foi eleita por unanimidade a primeira Presidente para o triênio 2015-2018, sendo reeleita para mais um triênio.
Em abril de 2018 entra para a Academia de Letras do Brasil-Suíça-ALBS-Núcleo Sergipe,ocupando a Cadeira de Nº 04,tendo Patrono Ferreira Gullart. Pela contribuição no campo lítero - cultural é homenageada dia 14 de julho/2018 pela ALBS com a Comenda da "Ordem do Mérito OS SERTÕES", entregue na solenidade dos 10 anos da Academia de Letras de Santa Catarina/SC  e recebe também o "Troféu Coruja de Ouro" da Acad.de Letras de Nova Trento/SC, evento solene realizado pelas três Casas de Letras. Publica as Poesias: "ARDENTE DÚVIDA" na Antologia do 5º Encontro de Escritores e Leitores Canindeenses e Convidados,julho/2018;"PALAVRAS ESCONDIDAS NO TEMPO",na Antologia Encontro de Escritores e Leitores e Convidados Piranhenses/AL,nov/2018.Participa da Edição Especial do "Sarau no Coreto-Música e Poesia"em Monte Alegre de Sergipe,nov/2018.Apresentou as atividades da Acad. Cristinapolitana de Letras e Humanidades-ACLH e da Acad.de Letras do Brasil Suíça-ALBS no 7º Encontro Sergipano de Escritores e Leitores e 1º Encontro das Acad.Literárias de Sergipe,dez-2018. Foi nomeada Coordenadora Executiva da Acad.de Letras do Brasil Suíça-Núcleo Sergipe em outubro,2018.  E na Solenidade dos 10 Anos  de Fundação da ALB/Suíça,realizados na Câmara Municipal de Salvador/BA recebe a Comenda da "Ordem do Mérito de HAIA." Em 2019 participa de novas publicações: Antologia de Escritores e Leitores em Olhos D'Águas do Casado/AL e na Antologia "Escritos de Glória na Literatura do Sertão",nesta consta  sua participação com o prefácio. No dia 27 de abril,com a comemoração do 1º Ano da Acad.de Letras do Brasil Suíça-Núcleo SERGIPE,realizado no Museu do Cangaço /Alagadiço-Frei Paulo/SE, o evento recebeu representantes do sul do país e de representação internacional, a exemplo da França.Fez parte da Comissão Organizadora desse evento, onde tomou posse nos cargos de Sec.Geral e Vice Presidente da ALBSUÍÇA-NÚCLEO SERGIPE/BR. Neste ato recebeu o "Troféu Caju de Ouro-2019 e a Comenda Luiz de Camões".Em outubro de 2020,foi empossada Membro Correspondente  da Academia Litero Cultural de Sergipe-ALCS e eleita Membro Titular da Academia Munipalista de Sergipe-AMS,tendo como seu Patrono- Bernardino José de Souza. Recebeu Moção Honrosa do I Prêmio Café Poético de Sergipano-2020, e o Prêmio Maranata-2020,concedido pelo Conselho Municipal de Saúde de Crisitnápolis/SE,pelos relevantes serviços prestados na área da Saúde de forma voluntária.Membro Benemérito da Academia de Letras de Aracaju-ALA/2020.Em 2021, organizou a I Antologia da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades-ACLH,atuando na diagramação e capa,com Iuri Ribeiro e Mariza Macedo,lançada em dezembro deste mesmo ano.
                                                                    
EMAIL:solangedagama0406@gmail.com
              solangedagama@bol.com.br
              aclhcristinapolis@gmail.com
CELULAR:(79) 9961-9288