Autores

Perfil

Meu nome é Wendel Pinheiro.

Antes de falar sobre a minha característica literária amadora, gostaria de falar um pouco sobre a minha vida e, talvez, vocês possam entender um pouco sobre mim.

Meu perfil de personalidade é o INFJ (Introvertido/Intuitivo/Sentimental/Rígido). Para ver mais esses detalhes sobre minhas características, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/INFJ ou o http://inspiira.org/teste-de-personalidade/infj-o-conselheiro

Nasci no Rio de Janeiro-RJ, no bairro popular e suburbano de Campo Grande, no início da noite de 24 de janeiro de 1979. Vivo até hoje no bairro de Vila Valqueire - razão e orgulho da minha vida e das minhas alegrias, anseios, sonhos, tristezas e esperanças.

Me orgulho dos meus pais e foram, por meio deles, que tenho alguns traços. Dos dois, o amor à Educação, à honestidade nas idéias e a defesa dos meus ideais foram as características que carreguei e que tenho orgulho de tê-los até hoje. Mesmo meu pai sendo um Subtentente do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e minha mãe afeita as tarefas domésticas, nunca deixei de carregar estes valores tão nobres que gente simples, como eles, trouxeram para mim.

Logo, ao "seu" Clarindo e à "dona" Zélia, este agradecimento. Do meu pai, o perfeccionismo, o zelo pelas causas e a defesa intransigente da verdade, ainda que à contramão do "sensismo comum" e da opinião da maioria. Da minha mãe, a maleabilidade, a harmonia - inclusive nas críticas, onde eu só consigo fazê-las elogiando alguém. Aponto os erros; no entanto, ajo de forma construtiva e não inquisitorial.

Meus princípios ideológicos partiram desse zelo com a Educação e com as minhas leituras pela Enciclopédia "Conhecer" desde meus 8 ou 9 anos de idade, onde passei a admirar Getúlio Vargas, João Goulart e o Marechal Henrique Lott. Isso não deixaria de ser, quando estudei dos 9 aos 15 anos no Colégio Souza Marques e entre 16 e 17 anos no Colégio/Curso Tamandaré.

Aos 18 anos, em 1997, passei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), onde o meu arrojo nacionalista cresceu de vez, tendo a felicidade de ter como meu instrutor o hoje Major Pedro Ivan Mantovani. Uma pessoa carismática, viva, empática e com um fundo nacionalista muito forte, o que iria me inspirar durante toda o meu curso de História na UFRJ e na minha atuação política dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

No segundo semestre de 2000, entro na UFRJ, cursando História e é lá que floresce toda a minha vida tanto intelectual quanto política, onde desperta todo o meu perfil ideológico e o meu engajamento político em causas que beneficiariam diretamente a UFRJ.

E dessas lutas travadas, não me arrependo de nenhuma delas.

Vamos, agora, às minhas características pessoais, no campo literário/acadêmico.

Amante de História, Ciência Política, Teologia, Economia Política, Literatura, Esportes e assuntos afins, gosto de discutir temas deste porte. Amo escrever artigos, crônicas resenhas ou comentários e componho poemas desde os meus 15 anos de idade.

Nos meus escritos existe uma forte preocupação com os temas contemporâneos. Longe de acreditar na visão de uma intelectualidade presente em uma "torre de marfim", creio que a maior função de um intelectual, seja ele quem for, é de tomar um PAPEL POLÍTICO.

Portanto, quando digo em "papel político", não quero colocar em mente a visão institucional partidária ou panfletária (no sentido mais pejorativo que a palavra possa ter), mas o caráter individual de engajamento nas questões sócio-políticas atuais na sociedade e, sobretudo, de uma visão crítica e propositiva. O intelectual, acima de suas preferências ideológico-políticas, vive em função de sua honestidade intelectiva, na defesa do bem-comum - ainda que, em contrapartida, venha sofrer retaliações ou fique alijado em estar nas certas esferas de maior interlocução ou de decisão.

Nos meus escritos, não me furto, em momento algum, de colocar a minha visão de sociedade - uma idéia de um bem-estar social, aliado aos princípios do solidarismo cristão e de uma democracia rousseauniana - e que, por vezes, certas parcelas progressistas de esquerda se contradizem, entre a retórica e a sua prática de ação política.

Enfim, vocês encontrarão diversos textos que dialogam direto com as questões que atingem o mundo, o Brasil e, para quem vive no RJ, o Estado e a cidade do Rio de Janeiro. Textos com um caráter não só crítico, mas propositivo. Escritos com estudos teóricos e comentários acerca de determinados assuntos, até mesmo singelos, diante das atitudes triviais que temos diariamente.

Nos meus poemas, existem textos de fundo romântico... outros com uma visão bem introspectiva da vida. Alguns, falando sobre o meu relacionamento com Deus. Colocarei gradualmente meus melhores poemas, desde os 15 anos de idade até hoje.

Assim, é um pouco que posso trazer de mim para os meus amigos internautas.

Qualquer contato, o meu endereço eletrônico é wendel_pinheiro@yahoo.com.br.

Um forte abraço do seu novo amigo,

Wendel Pinheiro