Autores

Perfil

Poeta, jornalista, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi, no Sul do Estado de Tocantins, desde 1983. Autor de seis livros individuais: Transas do coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986)e Pinga-Fogo (2004). Em 2009, publicou o livro de crônicas "Histórias da História de Gurupi". Em 2022, publicou o seu primeiro livro para o público infantil: "As aventuras de Gurupito" (Ed. Veloso).  Tem ainda participação em várias antologias literárias, destacando-se pela produção de uma literatura popular e ao mesmo tempo lúdica, que cativa o leitor sem que o autor tenha, no entanto, a preocupação de se prender a estilos ou conceitos pre-estabelecidos.


Formado em Jornalismo pela Universidade de  Gurupi (UnirG),   Zacarias Martins foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins - 1989) e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína - TO), Diário Tocantinense (Palmas - TO), O Jornal (Palmas), Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi (TO), foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. Atuamente é articulista do jornal Cocktail (de Gurupi), tendo participado de sua fundação em 1990 e até hoje mantém a coluna semanal Pinga-Fogo. Foi editor do jornal Gazeta Araguaia (de Formoso do Araguaia - TO)e Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gurupi (TO).Atualmente, é Assessor de Comunicação do Hospital Regional de Gurupi, diretor da Regional Sul da Associação Tocantinense de Imprensa e Diretor-Secretário da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Tocantins. Atualmente (2024), apresenta, diariamente, o quadro "As Curiosidades do Dia", pela Rádio Mater 100,9 FM, de Gurupi/TO.

Zacarias Martins integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura de Tocantins (1989-1990), sendo nomeado conselheiro pelo governador Siqueira Campos, através do Decreto nº 776, de 12/05/89. Em 1990 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretoria. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o seu primeiro presidente (1999-2000), e hoje é Secretário-Executivo. Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual é Secretário Executivo e ocupa a cadeira de nº 12.

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II e o Título Honorifico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Em 2014 recebeu da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins o Título de Cidadão Tocasntinense.

 

Em 2020 publicou o seu primwieo livro para o público infantil: "As Aventuras de Gurupito" (Ed. Veloso).  É colunista de livros do Portal Cleber Toledo (www.clebertoledo.com.br/)  e apresenta diariamente o quadro das Curiosidades do Dia, na Rádio Master FM, de Gurupi (www.masterfm.com.br). Também pe editor de conteúdo  do Portal Notícia 1 (www.n1to.com.br).

É Senador da Cultura, representante do Estado de Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasi, e integra os quadros da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). - Seccional do Tocantins.

E-mail: zacamartins@gmail.com
Web Site: www.zacamartins.wordpress.com