Autores

Perfil

cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi, no Sul do Estado de Tocantins, desde 1983. Autor de seis livros individuais: Transas do coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo, que teve sua primeira edição em 2004.  Já em 2009, publicou o livro de crônicas "Histórias da História de Gurupi", que foi adotado por duas vezes para o Vestibular da Universidade de Gurupi – UnirG.. Em 2022, publicou o seu primeiro livro para o público infantil: "As aventuras de Gurupito" (Ed. Veloso). Tem ainda participação em  mais de 50  antologias literárias, destacando-se pela produção de uma literatura popular e ao mesmo tempo lúdica, que cativa o leitor sem que o autor tenha, no entanto, a preocupação de se prender a estilos ou conceitos pré-estabelecidos.

 

 

Formado em Jornalismo pela Universidade de Gurupi (UnirG), Zacarias Martins foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins - 1989) e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína - TO), Diário Tocantinense (Palmas - TO), O Jornal (Palmas), Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi (TO), foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia , Folha da Cidade e Jornal Cocktail. Foi editor do jornal Gazeta Araguaia (de Formoso do Araguaia - TO) e Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gurupi,  Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Gurupi,  Assessor de  Comunicação do  Hospital Regional de Gurupi, diretor da Regional Sul da Associação Tocantinense de Imprensa e Diretor-Secretário da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Tocantins. Atualmente (2024), apresenta, diariamente, o quadro "As Curiosidades do Dia", pela Rádio Master 100,9 FM, de Gurupi/TO.

 

Zacarias Martins integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura de Tocantins(hoje, Conselho de Política Cultural do Tocantins) -  1989-1990, sendo nomeado conselheiro pelo governador Siqueira Campos, através do Decreto nº 776, de 12/05/89. Em 1990 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretoria. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o seu primeiro presidente (1999-2000). Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual foi  Secretário Executivo em várias gestões.

 

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II e o Título Honorifico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Em 2014 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins o Título de Cidadão Tocantinense.



E-mail: zacamartins@gmail.com
Web Site: www.zacamartins.wordpress.com