Autores

Perfil

O que dizer acerca de mim?
Sou uma pessoa romântica, normalmente bem disposta, e sou bastante extrovertido. Amigo do meu amigo, detesto falsidades e hipocrisias.
Costumo ser demasiado directo a dizer as coisas, o que já me tem causado alguns dissabores. Contudo, não raro, acabo por colher bons frutos desta maneira de ser, incompatível com fingimentos.
Tenho 61 anos, estatura média (1,67m para 74 kgs), moro numa cidade relativamente pequena (uns 90.000 habitantes), gosto de cidades pequenas, e escrevo apenas por gosto. Porque me sinto bem assim, porque gosto de partilhar com os amigos e porque gosto de deixar também algo para os meus filhos e outros familiares. Ao menos terão de mim essa recordação.

Passo a deixar uma pequena Biografia:


Sou natural do concelho de Silves, concretamente de Alcantarilha- Gare, onde nasci em 29 de Julho de 1948.

Foi em Silves que tirei o Curso Comercial e em Faro a Secção Preparatória para o Instituto Comercial, para onde vim estudar (Lisboa) em 1967.

Depois, fui estudante de Economia, no então ISCEF, (actual ISE), mas sem concluir o curso, e empregado bancário, profissão de que me retirei há cerca de nove anos, como gerente de Agência, concretamente no ex-Banco Mello (hoje BCP Millennium) para a situação de reforma.

Durante toda a minha vida fiz poemas, que me lembre desde os 13 anos. Contudo, enquanto bancário, fiz apenas algumas sátiras e um ou outro poema sentimental. Reformei-me no ano de 2000 e, em Setembro de 2004 ingressei em Grupos de poesia na Internet. Aí sim, voltei a escrever com mais assiduidade, pelo que a maior parte dos meus poemas é recente.

Em 2 de Julho de 2005 editei o meu primeiro livro de poemas, intitulado “No Silêncio do Tempo”, através de Palimage Editores, com apresentação na Biblioteca do Palácio Galveias em Lisboa, uma tarde inesquecível, com a sala repleta de amigos.

Seguiram-se “ Outono da Vida” (apenas de sonetos), “Um pouco de Sol” (sonetos e outros poemas), “Gracejando em verso” (poemas de brincadeiras e sátiras que fiz durante toda a minha vida).

Depois… “Silves, Uma Viagem Pelo Concelho, em 24 Sonetos”, “Ode a Odivelas, em 25 Sonetos” (com apresentação na Biblioteca Municipal de Odivelas) e “Por Terras de Vila de Rei – Beira Baixa”, em 22 Sonetos (isto é, 3 Odes em sonetos).
Depois, publiquei “Como Um Rio…” e “Raios de Luz” (sonetos e outros poemas) e “O Sorriso e a Sátira” (com brincadeiras e sátiras feitas nos últimos tempos).

Em Maio de 2007 editei "Os meus caminhos", de sonetos e outros poemas. Seguiram-se, em 2008, "Enquanto a Brisa Sopra" e "Murmúrios no Tempo." E em 2009, uma "Ode ao Sobral de Monte Agraço" (vila onde passei a morar uma parte dos meus dias).

Ao todo 14 livros, como autor, até à data.

Participo ainda em doze Antologias: a primeira editada em S. Paulo, Brasil, em Abril de 2005, pela Abrali, intitulada “O Futuro Feito Presente”, organizada e coordenada pelo Grupo Ecos da Poesia, a segunda, “A Nossa Antologia”, da Associação Portuguesa de Poetas e a terceira, editada também em Julho de 2005, simultaneamente em Portugal, Brasil e Canadá, de nome “Terra Lusíada”. Tenho ainda um poema-abertura em Terra Latina, editada pela Abrali (Curitiba/Brasil) e faço parte dos Florilégios de Natal, de 2005,2006,2007 e 2008, da Tertúlia dos Escritores do Rio de Prata.

Mais recentemente entrei em duas Antologias da Associação Portuguesa de Poetas, no nº 10 da Revista Saudade de Amarante, e no Horizontes da Poesia (Antologia que fizemos sair do site com o mesmo nome, de que fui fundador e sou gerente).

Escrevo todo o género de poemas, todos rimados. Tenho, contudo, uma certa paixão pelo soneto, embora já não tanto como outrora.

Pertenço a cerca de 10 Grupos de poesia na Internet.

Podem ser vistos muitos poemas meus, digitando o meu nome para pesquisa, em www.google.pt.


Joaquim Sustelo