Autores

Perfil

Darci Jorge Martins da Cunha -Darci Cunha - nasceu em Arroio Grande/RS, em 22 de março de 1956. É marido da Elizabete e pai dos jovens Endrigo, Bruno e Betina. Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade
Federal de Pelotas – UFPEL em 1985. Em 2000, fez especialização em Gestão Globalizada de Negócios na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, em Campo Grande/MS. Conheceu todo o Brasil agrícola no
exercício da profissão, atuando em empresas privadas no segmento do agronegócio. Nesse caminho garimpou versos para semear em seus livros. Depois de ficar por doze anos trabalhando em diversas regiões do país, voltou a fixar residência no Rio Grande do Sul em fevereiro de 2009, pela primeira vez em Porto Alegre.
Seus primeiros escritos datam de 1978, quando ainda
era estudante do ensino médio em Pelotas/RS.

Apaixonado pela ficção e filosofia, deu seus primeiros passos nessa linha com "2056: Cenários do Brasil e do Mundo", escrito a partir de 1999 e lançado em 2002. O livro disserta sobre nove temas num período do tempo que vai até o ano de 2056, que coincide com o centenário do seu nascimento. Entusiasmado com o sucesso desse primeiro livro, que chegou rapidamente à 3ª edição, o autor se aventurou na divulgação do livro na Espanha em 2003 e em 2005 na Alemanha, tendo sido traduzido para o alemão: "2056: Szenarien Brasiliens und der Welt".
Ainda com pitadas de ficção, avançou pelos caminhos do conto e da crônica e lançou em 2003 "Naquela Cabine", em parceria com a poeta Nena Sarti. Na luta sem tréguas para alcançar o estágio de poesia em seus textos, Darci Cunha embrenhou-se em cursos e oficinações com poetas renomados de várias regiões do país e sofreu influências de grandes nomes como: Ruberval Cunha, Joaquim Moncks, Manoel de Barros, Fabrício Carpinejar, ente outros, para enfim sentir-se seguro para adentrar o fantástico mundo da poesia com o lançamento de "Poesia Descalça", dando mais um passo na trilha dos semeadores.

Diretor cultural e vice-presidente da União Brasileira de Escritores – UBE/MS.
Membro da Associação de Novos Escritores do MS.
Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI.
Membro do grupo de performance poética PALAVRAS DA TERRA da Fundação de Cultura do MS.