Autores

Perfil

PAULO REIS, nascido em 1964, é natural de São José do Ribeirão, Bom Jardim-RJ, e residente em Nova Friburgo desde 1985. Formou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia.

Devido às dificuldades financeiras, abandonou os estudos aos 14 anos para trabalhar, retomando-os já adulto, motivado pela sua esposa Rosemary, namorada à época.

Iniciou sua atividade literária como poeta em 2002, durante o ensino médio, incentivado pela professora Ana Lúcia Farias da Silva.

Em 2003, seu poema Friburgo foi recitado na abertura do desfile cívico-militar em comemoração aos 185 anos da cidade. A Câmara Municipal o concedeu, por unanimidade, Voto de Congratulações.

Em 2004, participou com o poema O homem e a Terra da coletânea Projeto Redação 2004, organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a Folha Dirigida e a Biblioteca Nacional.

Em 2007, participou como poeta convidado da revista Academia, edição comemorativa dos 60 anos da Academia Friburguense de Letras.

Seus versos também estão inscritos no Memorial do Professor, inaugurado em 2008, na Praça do Suspiro, nessa cidade.

Dentre as coletâneas das quais participa, destaque-se a Antologia Mil Poemas para Gonçalves Dias, publicada em 2013 pela editora EDUFMA.

Seu poema Busca foi parte integrante das intervenções poéticas em lambe-lambe durante o Festival Sesc de Inverno de 2021.

Possui, também, poemas publicados em e-book, jornais, websites e nas redes sociais.