Autores

Perfil

Tristão Alencar Pereira Oleiro (Biografia resumida)
Nasceu em Valparaiso-SP a 9 de outubro de 1946. É Funcionário Municipal, Contador, Tecnólogo em Gestão Pública pela UFPel, Professor, Escritor e Poeta. Foi universitário na área de História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Pelotas/RS (1966) onde participou do Concurso Nacional "Prêmio Esso de Ciências para Universitários" em 1967 com o trabalho "Moluscos Comestíveis do Litoral Gaúcho" (publicado na separata da revista Mecânica Popular de outubro de 1967) obtendo 1º lugar com uma bolsa de estudos para a Université de Paris (Sorbonne) na França para cursar extensão na área de Biologia Marinha (Moluscos).
Tem publicados trabalhos científicos no Instituto de Pesquisas da Marinha no Rio de Janeiro/RJ (1968) em parceria com o pesquisador Biólogo Marinho Dr. Rudolf Barth, onde foi estagiário em pesquisa, com os títulos "Contribuição ao Conhecimento de Conus centurium, Born 1780", "Moluscos Planctônicos da Região de Cabo Frio-RJ" e "Lista Sistemática dos Moluscos do Estado do Rio de Janeiro-RJ".
Possui contos, poesias e prosas premiadas pelo Centro Literário Pelotense (CLIPE) Pelotas/RS, Academia Sul Brasileira de Letras (ASBL) Pelotas/RS, Casa do Poeta Rio-Grandense (CAPORI) Porto Alegre/RS, Centro de Escritores Lourencianos (CEL) São Lourenço do Sul/RS, Editora PorArt (Volta Redonda-RJ), Grêmio Barramansense de Letras (Barra Mansa- RJ) e CBJE – Câmara Brasileira de Jovens Escritores (Rio de Janeiro-RJ).
Presidente da CBC – Casa Brasileira de Cultura (2008-2010 E 2010-2012) Pelotas/RS, Membro Acadêmico Correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves Cadeira 12 (Porto Alegre/RS, 2009), Membro Correspondente da Academia Rio-Grandina de Letras- ARL (Rio Grande/RS, 2009), Acadêmico Imortal da Academia de Letras do Brasil, Cadeira n° 1 Pelotas e Vice Presidente da Secção Rio Grande do Sul. Recebeu o Título de Cidadão Pelotense (Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Pelotas/RS, 2005), o Brasão da Academia Pelotense de Letras (APelL, 2005), o Troféu Obelisco do Jornalista Vitor Hugo Lima do Jornal Diário da Manhã (Pelotas/RS,2006), a Medalha do Mérito Tradicionalista João Simões Lopes Neto (Movimento Tradicionalista Gaúcho / Câmara de Vereadores de Pelotas/RS, 2008),a Comenda da Academia Pelotense de Letras além de várias menções honrosas por participação em concursos literários.
Publicou dois livros editados pela Editora e Gráfica Universitária da UFPEL: Crônicas, Contos e Poesias lançado na 35ª Feira do Livro de Pelotas em out./2007 e Crônicas da Cidade lançado em jul/2009 durante a Semana de Pelotas. Participou de várias Coletâneas e Antologias durante 2008/2009 e publica suas crônicas em jornais da cidade de Pelotas e Rio Grande. Está no prelo o livro "Imagens do Cotidiano" para lançamento em breve.