Autores

Perfil

Delei Tonoli Biografia

Um pouco de quem é Delei Tonoli
O sucesso que almeja é determinado por sua vontade e luta. Delei

Delei Tonoli é o pseudônimo de Vanderlei Tonoli, poeta e rapper. Hoje cursa a faculdade de Letras pela UNOPAR, trabalhou em fábrica de calçados, hoje trabalha na construção civil como encarregado. Com dezenove anos despertou nele a poesia, após iniciar sua caminhada pra se libertar das drogas e álcool e desde então tem escrito versos de amor, espiritualidade, família e sobre drogas e álcool, também compôs rap e por um tempo cantou, alguns desses raps estão nesta obra em forma de prosa poética, como o papare e pense o qual lhe gerou até um apelido em uma igreja evangélica que frequentou; as prosas poéticas falando de drogas são Sua história. Não tem vergonha de seu passado, tão pouco orgulho, mas conta com orgulho sua sobrevivência, história que construiu, fala em seus textos como em palestras sobre o uso de drogas e suas nefastas consequências.
Aos poucos se tornou um avido leitor, dentre seus livros preferidos estão os do psiquiatra Augusto Cury,  filósofo Mario Sérgio Cortella, Osho, os poetas Vinícius de Morais, Mário Quintana, Manoel Bandeira, Bíblia, o Evangelho Segundo Espiritismo, Divaldo Franco, Chico Xavier, entre tantos outros e o seu ídolo (mestre) Pablo Neruda o qual por um tempo teve grande influência em seus versos; hoje Delei Tonoli tem seu próprio estilo literário,de um jeito simples faz de seus versos a voz do seu coração. Em 2002 publicou seu primeiro trabalho, o poema na Felicidade o Alimento pela coletânea Onde os poetas se encontram volume dois, em 2003 com a Poebom Casa do poeta de Campo Bom na coletânea Retratos e Alma publicou três trabalhos, Aqui, Deixei-a-ir e Selva de pedra, em 2004 com a Capori, Casa do Poeta Riograndense de Porto Alegre na coletânea Capori 40 anos mais dois poemas publicou, O amor e Toca do amor. Onde conheceu grandes nomes da literatura contemporânea gaúcha como Joaquim Monks, e o poeta e editor Rossyr Berny.
Após muito trabalho em 2008 lançou de forma independente seu primeiro livro As faces do Amor contando um pouco de sua história e com poemas românticos.
Agora ele está com orgulho publicando numa boa e grande editora,  seu segundo livro: Descobrindo o amor, o qual está recheado de emoções e amor com prosas poéticas, poesias que traz advertências, fazem refletir e tocam o coração.