Autores

Perfil

BIOGRAFIA
IVAN FERRETTI MACHADO

Ivan Machado (nome de registro) nasceu em 13 de agosto de 1953 na cidade de São Paulo/SP. Atualmente é funcionário público municipal na área da educação e para toda a vida, é amante da arte de escrever.
Ferretti (sobrenome que adotou de sua mãe, como representante da arte literária) escreve poemas, crônicas satíricas, líricas, críticas, peças teatrais, contos infantis e adultos.
A sua primeira experiência literária deu-se aos 10 anos, no quarto ano primário, hoje ensino fundamental I. Nessa sua primeira experiência, a professorinha deu-lhe nota zero, por não ter acreditado ter sido ele o autor da poesia que ela pedira como lição de casa. Na época chorou muito. Hoje se lembra com orgulho pelo acontecido. Ao longo dos anos, a escrita literária foi ocorrendo de acordo com a visão do mundo criada pelo próprio autor.
Atualmente, é um dos fundadores e diretor de eventos da Rede Multicultural de Vila Prudente, um dos fundadores e Coordenador do Espaço Cultural Humanista de Vila Alpina, coordenador da Sociedade de Poetas de Vila Prudente, Fundador e Coordenador do Grupo Cataversos da Moóca, Diretor da ala de compositores da Escola de Samba "Flor do Morro de Vila Alpina" da qual é um dos fundadores e autor do primeiro Samba Enredo dessa escola em parceria com seu saudoso amigo Mestre Natalino. É também um dos coordenadores do Jornal Virtual “O Sarau”, da qual trabalha assiduamente na divulgação de vários eventos culturais que acontecem pela cidade.
Lançou quatro livretos de poesias confeccionados por ele mesmo de maneira artesanal: “Vozes Poéticas” (2008), “A Dança dos Loucos” (2009), “Partes da Alma” (2010), “Mangas Maduras” 2011
Já atuou também em teatro onde participou de várias peças, entre elas: Vidas secas, À hora da estrela, Vida Morte Severina, Meu primo ganhou na loteria, João e Maria, Chapeuzinho vermelho, etc.

Ivan Ferretti Machado diante de tantos afazeres se auto define da seguinte maneira:

“Sou uma pessoa completamente irrequieta,
metade criança danada, e a outra metade velho ranheta.
Não consigo ficar um segundo sequer parado.
Sou tão criativo e de imaginação tão fertil que mudo de
opinião constantemente, e são tantos os
meus afazeres que não posso me dar ao luxo de
odiar ninguém por mais que cinco minutos.
Sou Leonino, e diante de tanta inquietude
não me sobra tempo algum para envelhecer.”

e-mail: ivanferretti242@gmail.com