Autores

Perfil

PERFIL:

Antônio José Tavares nasceu na cidade mineira de Bom Sucesso aos dezenove dias do mês de fevereiro do ano de 1954. Na literatura Antônio Tavares é autodidata, assim como o seu pai, Senhor Raimundo José Tavares - codinome Rajota – que, apesar de pouco estudo foi professor de português, latim e francês e teve vários trabalhos literários também publicados em jornais (nos municípios de Patos de Minas e Divinópolis – MG), além de ter ocupado o cargo de Redator chefe juvenil da Folha Diocesana de Divinópolis – MG.  

A primeira obra literária de Antônio Tavares foi um romance intitulado “TRAJETÓRIA” publicada no ano de 1999. E, ao mostrar para o seu pai o rascunho deste romance o mesmo lhe disse: Não devemos guardar somente para nós, aquilo que criamos”. Este romance relata a ‘trajetória de um adicto em bebidas alcóolicas’.


Sua primeira poesia foi escrita na fase da maturidade, aos 48 anos de idade, e nesta época teve como ‘crítica literária’ a jornalista e escritora da Academia de Letras de Belo Horizonte – MG, Dora Tavares, sua irmã, que ao avaliar tal poema disse-lhe: “Gostei, siga em frente”;

A partir de então nasceu o escritor (romancista, contista e poeta) Antônio Tavares, que, seguindo as primeiras orientações de seu pai publicou várias poesias e alguns contos, inicialmente no Jornal Gazeta de Lavras – MG para depois, ter sua escrivaninha no site Recanto das letras e, agora se prepara para lançar seu primeiro livro de poesias, ainda em fase de produção literária.


Falar do Poeta Antônio Tavares, não é tarefa fácil em razão de sua expressiva sensibilidade criativa; Para compreender a sua obra é preciso antes conhecer o ser humano detentor de um coração generoso e sempre disposto a servir e amar ao próximo.

Antônio Tavares, ou Tonho Tavares (como se autodenomina) é uma pessoa de hábitos simples, porém versátil, comunicativo que, consciente do seu papel de cidadão integrado na sociedade, realiza trabalhos voluntários de cunho assistenciais aos dependentes químicos e aos alcoólatras a várias instituições filantrópicas.
           
Dentre elas podem ser citadas:
"Casa Dia" e "Ampare", ambas em Divinópolis-MG e ainda a "Casa de recuperação Beija Flor" na cidade mineira de Oliveira.

Este trabalho - desenvolvido há 27 anos - por meio de palestras, aconselhamentos e ou de assistência às casas destinadas a apoiar esta triste realidade social que carece de assistência econômica, de políticas governamentais no campo da saúde pública, nasceu de sua própria história de vida.


Aos 15 anos de idade tornou-se um dependente alcóolico pelo uso e abuso desta droga - conforme definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - embora lícita em vários países, inclusive o Brasil – e trouxe-lhe tristes consequências apesar da experiência concreta e dolorosa tê-lo conscientizado da importância de reconhecer que quem faz ‘uso e abuso do álcool é considerado um doente - também pelo comitê científico da OMS* – e por isto deve ser tratada vez que, há caminhos, salutares, na luta contra esta doença.

Assim, aos 31 anos de idade conheceu o grupo denominado Alcoólicos Anônimos (AA) através do ‘Meu saudoso amigo, Omildo Veloso que me encontrou no fundo do poço e não desistiu de mim’ e lá após aprender que o nada é um ponto de partida para tudo que possa e queira ser modificado” passou a desenvolver os trabalhos voluntários acima citados e ainda hoje frequenta o AA.

Como poeta e escritor, sua obra num primeiro momento expressou os dissabores enfrentados pela sua ‘dependência alcoólica e posteriormente influenciado pela resistência e  controle desta dependência evoluiu o seu ‘olhar interno’ e reaprendeu a ver, sentir, respeitar e admirar os gestos humanos e as cenas cotidianas.

E como bem definiu a grande e saudosa poetisa Petrovana: “Teu perfil arrepia a alma de quem o lê e traduz! Alma poeta que um dia largou sua cruz! No presente ele te dá à magia [...]; Sem muito estudo denota um ‘cantador do amor’; Um grande poeta nato, que nunca esmaeceu!”.

Sim, é verdade! O poeta Antônio Tavares concluiu, no ano de 1967, apenas o curso primário tendo estudado no Grupo Escolar Protásio Guimarães e posteriormente na Escola Estadual Oficial Benjamim Guimarães. E, ainda, nos dizeres da poetisa citada “Tua faculdade é tua alma e a poesia é o teu amor”! 


Ninguém melhor do que o nosso querido ‘Poeta Tonho’ para traduzir-se enquanto ser humano e poeta! Então, apreciem:

Um dia encontrei amigos que me disseram que dentro da minha carcaça inútil, existia um homem capaz de reescrever a sua história. Por incrível que pareça, comecei a acreditar na vida. E, uma luz tímida, mas constante, deu-me novas esperanças! Hoje não me envergonho mais de ser quem eu sou. A bebida, agora faz parte de um remoto passado. Toda esta experiência vivida delegou-me o direito e a obrigação de tentar ajudar aqueles, que como eu, um dia, fiquei detido no caos! Hoje, sou imensamente feliz e me tornei produtivo e amoroso!  Hoje, sou poeta"!


 
Bem vindos à escrivaninha do
Poeta Antônio Tavares,
ou Poeta Tonho!
 
 
(Tonho Tavares  toninhotav@hotmail.com)