Autores

Perfil

Dentre alguns sinônimos da palavra ‘curioso’, encontrei: Que tem desejo de ver ou saber. Indivíduo que, embora sem conhecimentos teóricos, de tudo entende alguma coisa(com o acréscimo, de estar me especializando em alguns assuntos que, tenho curiosidade e necessidade de obtê-los); pois é, eu sou a classe feminina destas denominações.
De profissão, sou professora (apesar de jamais tê-la exercido, contudo, a coloquei em prática ao longo da vida com a minha prole) e, poderia ainda, dar a conhecer uma lista de carreiras não exercidas, que perpassam imunes pelos meus dias, sem nada me acrescer ou restringir. Atualmente, concluí uma graduação, em Gestão deRecursos Humanos e pós graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico. Sou natural do Estado do Ceará,, mais precisamente, nascida em Missão Velha, cidadezinha do interior cearense; de coração, juazeirense, onde vivi e sobrevivi por muitos anos. Desde 2014 residente em Jardim, onde pretendo estar pelo resto dos meus dias. Adoro ler, escrever, e viajar no imaginário simultaneamente; as barreiras para mim, não são intransponíveis; principiante, para sempre aprendiz de poeta; vejo e sinto na poesia, o que jamais o mundo real pode me proporcionar, embarco sem a menor pressa de retornar, costumo dizer que, já não tem sentido existir, sem submergir e transcender no grito silencioso da arte.
Sou sonhadora, e, jamais fujo dos meus sonhos, sou guerreira, persistente, e eles são a minha fonte inesgotável de entusiasmo; este mesmo, que me mantém em constante atividade.
Amo e sou crente incondicional no meu Deus, e, acredito plenamente no amor que Ele inspira; como me inspira o silêncio, o cheiro do mato molhado depois de um dia de chuva, o barulho das ondas do mar, o canto dos pássaros, o sorriso de uma criança, o olhar de um ser humano cheio de dias... A verdade, é que sou uma amante da natureza, e com um coração que me comanda por 24 horas...
Nasceu em  Missão Velha em 15 de abril de 1969, Estado do Ceará/Brasil. 
Reside em Juazeiro do Norte-CE. 

Seus primeiros anos escolares foram realizados entre a Escola José Marrocos e Figueiredo Correia.
 
Professora, tendo concluído o Magistério na 1º Escola Normal Rural do Brasil (1986), é graduada em Gestão de Recursos Humanos  (2013) pela universidade Estácio de Sá, e pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico. 
- Concluiu Extensão Universitária em Tecnologia Educacional  
-Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias em Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas. 
 
- Recentemente participou dos Cursos de Cultura e a Educação, Gêneros Literários, também realizou o curso  de Como produzir um curso a distância,  e, atualmente finaliza o Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Públicos de Cultura, (pelo Ministério da Cultura (MINC), Universidade Regional do Cariri (UFCA) e Ministério da Educação (MEC).

- Participações em concursos:
Em 2008 participou com o poema 'Poetando' na 44ª antologia da CBJE. 
No mesmo ano o texto reflexivo 'O Amor é... ' ficou entre os classificados com direito a diploma pela Casa do Novo Autor Editora.

- Publicou seu primeiro livro 'O Dom de Amar' (publicação independente). 
- Em 2009 recebeu menção honrosa e publicação do poema 'Dia de Festa' em antologia, sob a coordenação de Angela Togeiro. 

- Ainda, em 2009, sua crônica 'Admirável Planeta Água' alcançou 5º lugar, e recebeu diploma no concurso de poesias e crônicas, sob a coordenação de Eliana Dagmar. 
- Em 2010, seu poema 'Adoro te provocar recebeu diploma, no concurso Letra Exótica.
- Em 2011, publicou ‘À Flor da Pele’, livro de poesias (pelo Clube de Autores).
- Em 2012 publicou ‘As Crônicas de Joana Rodrigues’, livro de Crônicas (pelo Clube de Autores).
- Em julho de 2014 seu poema foi classificado em 2º lugar em nível nacional no 1º Concurso de poesias do MOVIMENTO UNIÃO CULTURAL. 
- Em 2014 publicou 'Meditar é preciso' (pelo Clube de Autores). 
 
- Em 2015/2016/2017 Participou da 4ª mostra BNB de poesia abril para leitura, pelo Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil, que muito tem investido em cultura, no cariri cearense. 
 
- Foi indicada Poeta do ano, prêmio Cecília Meireles pela Ordem dos Poetas do Brasil (Movimento Cultural pelas redes sociais, virtual e presencial).
  
Recebeu algumas nomeações, pelo Movimento União Cultural (Movimento Cultural pelas redes sociais, virtual e presencial).
 
É voluntária do CCDS (Conselho Comunitário de Defesa Social) trabalho que realiza com satisfação, entusiasmo e carinho (É um projeto tão envolvente e gratificante que chamou a atenção do SESC/CULTURA local, que propôs uma parceria com o CCDS do Pio XII, e está oferecendo três cursos gratuitos, com certificados para os jovens, com duração de oito meses. Os cursos tiveram início em fevereiro de 2016);
Joana Rodrigues foi nomeada membro executivo do CCDS, para o exercício de 2016 a 2020.

Foi eleita Delegada Cultural para o Ceará,  pelo Ministério da Cultura para o exercício de 2015 a 2017 para o CNPC.

É colunista do Portal Educação, com artigos onde demonstra imensa sensibilidade aos problemas atuais da humanidade. É militante da cultura, ativista social e educacional. 
 
Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil, seccional Ceará, cadeira nº 2 (instalada em 02 de julho de 2016). Foi nomeada presidente pró - tempore para a seccional da mesma academia, para Juazeiro do Norte - Ceará.

Em 2016 esteve concorrendo a cadeira 22 (Ivo Pitanguy) da Academia Brasileira de Letras.
_Também é membro desde 2019 da AVAL - Academia Virtual de Artes Literárias, cadeira 29
_Em 13 de outubro de 2020, foi admitida como membro acadêmico na Academia Letras Sociedade dos Poetas Virtuais, cadeira 36.
Participa de diversos grupos e comunidades virtuais
_É amante do trabalho voluntário, tanto que, realiza alguns, para crianças e adolescentes.
E é também protetora de animais.


Nomeações
Em maio de 2014 foi nomeada Embaixadora Cultural, para o estado do Ceará 
Em agosto de 2014 foi nomeada Conselheira Cultural Internacional 
Em novembro de 2014 foi nomeada Coordenadora Internacional de Ações pela Paz, todos pelo Movimento União Cultural

Em 2016, esteve concorrendo a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
LINK DA PAGINA DA ÉPOCA DO ACONTECIMENTO



Onde me achar:

E-mails:
joanarodrigues25@hotmail.com
poetisajoanarodrigues@hotmail.com

PENSADOR
MEU SITE INSPIRARE
CLUBE DE AUTORES
FACEBOOK
INSTAGRAM