Autores

Perfil

Sou formado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru e pós graduado em Programação do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco – UPE – Campus Garanhuns.

            Iniciei minha docência no ano de 1999, como professor de Língua Portuguesa na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Temporal e também na Escola Municipal Intermediária Laje de São José – II Distrito de Cupira-PE. Desde criança sempre fui apaixonado pela leitura, onde sempre frequentava a biblioteca municipal da cidade de Cupira para pegar livros para ler. Dentre tantos livros de literatura, os que me fascinavam mais eram os de poesia. A cada livro que pegava emprestado, me aguçava mais a vontade que querer ler mais e mais. Quando lia um livro de Vinícius de Morais, Carlos Drummond e tantos outros poetas, ficava encantado com a rima e com a mensagem que esses poemas me transmitiam.

            Os poemas me marcaram tanto que comecei aos 12 anos a escrever meus próprios poemas num caderno, onde ao longo dos anos foram se acumulando, passando pelas diversas fazes de minha vida. Até que no ano de 2009 aos 33 anos, criei coragem e lancei meu livro de poesias pela Editora da UFPE. O livro intitulado: Caminho das Palavras, Poesias que tocam à Alma[, contém esses poemas que escrevi desde a adolescência até a maturidade.

            Não tinha dúvida que seria professor, pois desde criança gostava de ensinar, ajudava meu irmão mais novo nas tarefas escolares e quando adolescente dava aula de reforço aos meus colegas da rua onde morava.

            Aos 17 anos resolvi prestar vestibular para o curso de Letras e fui aprovado, iniciei aí a minha paixão por querer ser professor de Português e Literatura. Ao concluir a graduação, em seguida fiz logo a pós-graduação e ao mesmo tempo comecei a lecionar e já se passaram duas décadas que sou professor na rede estadual e municipal. Também tive uma experiência na rede particular. Como no início era professor contratado, me desdobrava entre escolas, pois as cargas horárias eram pequenas e durante um período até ser efetivado, ensinei também em duas escolas particulares: Educandário Baden Powell e a Escola Adventista de Caruaru.

            As experiências vividas nessas escolas foram únicas e me fizeram perceber, que a busca pelo conhecimento do aluno, independe da escola , onde esteja o mesmo, vai do impulsionamento dado pela família. Convivi com alunos de diferentes classes sociais e pude ver que quando se quer chegar ao topo do aprendizado, o que contará mesmo é a força de vontade que o aluno traz consigo mesmo.

            Prestei concurso para a Rede Estadual no ano de 2004 e assumi em 2005. Na rede Municipal prestei concurso no ano de 2009 e assumi no mesmo ano. Paralelo a ensinar nessas duas redes, também fiz uma seleção para ser professor do PROGRAPE (Programa de Graduação em Pedagogia) pela UPE. Foram três anos ensinando algumas disciplinas como Literatura Infantil e Avaliação Escolar nos Polos de Cupira, Agrestina e Panelas.