Autores

Perfil

Aldo Moraes, nasceu em junho de 1970, em Londrina (PR). Filho de Noé Salustiano de Moraes e Maria Helena de Oliveira, ele sempre gostou de escrever e ganhou seu primeiro concurso aos 09 anos de idade, numa Redação sobre Monteiro Lobato, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina.
Interessado por música, estudou composição erudita em São Paulo e em Londrina com Hans Joachin Koellreutter, Mário Loureiro, Eduardo Gramani, Arrigo Barnabé e Oilian Lanna. Conquistou Prêmios como compositor no Brasil (2001), Suíça (2002) e Áustria (1994). Além disso, teve a oportunidade de apresentar trabalhos musicais na Espanha, Itália, França, Portugal, Argentina e Estados Unidos. Também suas obras integram o acervo da Orquestra e Biblioteca The New York Public Library for the Perfoming Arts e da Biblioteca da Universidade de Austin, Texas(EUA). Desenvolve pesquisa sobre a fonética do canto brasileiro e possui canções populares, que interpreta junto com poemas de suas autoria, em shows pelo país.
Participou do projeto Pão e Poesia da Secretaria Municipal de Cultura em 1999 e 2.000, tendo 03 poemas seus publicados em 500 mil saquinhos de pão. Em 1999 fez um curso de haicai com Alice Ruiz. Ainda em 1999 criou os projetos Aqui tem Livro e Batuque na caixa, de incentivo à leitura e música para crianças e jovens carentes de Londrina, através do Instituto Cultural Arte Brasil, do qual é Presidente.

Participou de diversas coletâneas nacionais em Concursos de poesia e contos que venceu, sempre nas primeiras colocações. Lançou em 2002 os CDs Arte Brasilis com música e poesia e Gestos ( piano solo), Música de invenção (2009) e Poemas do Amanhecer (2008). Aldo Moraes escreveu artigos para o Jornal Panorama (PR) e já colaborou com Jornal de Londrina, Folha de Londrina, Folha de São Paulo e Revista ASFEMPR. Pelo Clube de Autores lançou os livros Poemas do amanhecer, Casassanta (romance), Contos Extra-Ordinários e O Sonho do Arco Íris (infantil).

Em outubro/2011, recebeu o selo de qualidade cultural do Unicef por sua atuação à frente do Instituto Arte Brasil e do projeto musical Batuque na caixa. Foi Secretário Municipal de Cultura de Londrina.

Em 2013, recebeu Diploma Especial por classificação em Concurso Internacional de Poesia, em Portugal. Moraes publicou no Varal do Brasil (Suíça), Jornal Cotiporã (RS), Revista Olaria das Letras e na italiana Il Convívio e no site Poesia Paranaense. Ainda em 2013, o Batuque na caixa recebeu novamente o selo do prêmio Itaú Unicef, onde concorreu com mais de 4 mil projetos nacionais e em 2015, o Prêmio Leitura para Todos, concedido pelo Minc.

Em 2016, Aldo excursionou como músico e autor da trilha da peça Quando eu morrer, escrita por Valdir Rodrigues.