Autores

Perfil

NILDO FREITAS, Membro fundador da ALAB - Academia de Letras e Artes de Brumado, compositor, baterista, poeta, percussionista, artista plástico autodidata, luthier e artesão. Formado pela Ordem dos Músicos do Brasil, OMB. 27655 - SP. Natural de Brumado-Ba.
Em 1977 foi estudar em Salvador-Ba, morando na casa dos estudantes de Brumado no Largo da Pólvora. Participou do movimento cultural do Pelourinho e estudantil do Colégio Central.
Em 1980 foi morar e estudar música em São Paulo. Estudou bateria na Faculdade de Música Marcelo Tupinambá. Em 1987, na cidade de São Paulo, lançou o seu primeiro livro de poesias. "O OUTRO LADO DO SER".
Já tocou com vários artistas de renome nacional. Em 1992 criou a Banda "ÁGUA CRISTALINA", gravando o disco "NASCE UMA FLOR". Em 1992 participou do festival de Campos do Jordão-SP, núcleo Tatuí. Em janeiro de 1995, participou do seminário de percussão na Universidade Livre de Música de São Paulo, com o percussionista Naná Vasconcelos.
Em janeiro deste mesmo ano, participou da oficina de instrumentos primitivos de percussão e lutheria, no SESC - Pompéia com o músico Fernando Sardo.Em janeiro de 1994 foi morar em São Sebastião litoral norte de São Paulo, onde desenvolveu o projeto "TOCANDO A VIDA", para crianças carentes da periferia do município. Trabalho reconhecido pelo Selo UNICEF no projeto "O ALVO É A VIDA". Também em São Sebastião, criou o projeto "MARINTAMBOCANOA", ministrando aulas de percussão e construção de instrumentos reciclados e primitivos. Foi coordenador de cultura daquela cidade por vários anos.
Em Brumado participou de vários movimentos em prol do desenvolvimento cultural e ecolôgico. Em 2004 lançou o seu CD "SERTÕES, LENDAS E POEMAS". Participou de vários seminários e congressos em Brumado, Guanambí, Caetité, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Salvador. Atualmente é Coordenador da Divisão de Atividades Artísticas e Culturais de Brumado.

Contatos: 0XX77 999510550
Email nildonilfreitas@hotmail.com