Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Autores

Sobre o autor
Antenor Rosalino
Araçatuba - São Paulo - Brasil, 71 anos
722 textos (57257 leituras)
1 e-livros (154 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/08/20 13:11)
Antenor Rosalino

Textos do autor
Perfil
Nascido em Araçatuba/SP em 23/4/49,interrompi os estudos no 3º ano do curso de Ciências Econômicas. Sou casado, tenho dois filhos,  um neto e duas netas, e aposentado pelo serviço público municipal de Araçatuba.
Em 1969 publiquei a minha primeira crônica poética. E tenho muitos outros textos publicados em jornais locais.
Em 2004 fui segundo colocado no Concurso de Poesias "Osmair Zanardi", promovido pela Academia Araçatubense de Letras.
Em 2007 publiquei o livro de poemas Paisagens Verbais (Ed. Somos). Ano seguinte, participei da antologia poética Caderno Literário (Ed. Pragmatha).
Fui classificado para a fase regional do projeto Mapa Cultural Paulista (gênero poesia),nas edições bienais de 2007/2008, 2009/2010 e 2013/2014, sendo que, nesta última, classifiquei-me também no gênero crônica.
Em 2011 e 2012 participei da coletânea "Experimentânea" do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras,  e tive a honra de prefaciar a coletânea de 2011 com um dos meus poemas. No mesmo ano, participei da coletânea de contos e  crônicas Tantas Palavras, organizado pela  União Brasileira de Escritores - núcleo de Araçatuba.
  Em 2012 publiquei o meu segundo livro intitulado Prisma Poético (Ed. Somos). Com este livro, fui ganhador do Concurso de Livros Inéditos "Programa de Fomento à Cultura - 2012" (gênero poesia).
   Fui agraciado em 2014, pela Ordem dos Poetas do Brasil, com o "I Prêmio de Contribuição à Poesia e Literatura Brasileira", tendo participado do livro documental "Brasil Poesia Hoje" desta entidade, da qual, tive a honra de ser designado membro honorário.
   Em 2015 fiquei em terceiro lugar no Concurso de Poesias "Palavras de Luz", de Campo Grande/MS, tendo, inclusive participado da coletânea das melhores poesias desse concurso. Obtive a primeira colocação no 1º Concurso de Poesias da Ordem dos Poetas de Guarujá e, como prêmio, fui agraciado com a publicação do meu terceiro livro Odisseia Poética. Nesse mesmo ano fui também finalista do concurso Contemporânea de Literatura, da cidade de Santos, tendo participado da coletânea dos melhores poemas e crônicas desse concurso.
  Por essas premiações, fui homegeado com um diploma do prefeito municipal e Votos de Aplauso pela Câmara Municipal de Araçatuba.
   Em 2016 fui eleito, por unanimidade, para ocupar a cadeira de nº 1 da Academia Araçatubense de Letras.
   Participação em 2017 da coletânea "Araçatuba Sob Vários Olhares", editada pela Academia Araçatubense de Letras.
----------------
Sou uma pessoa que cultua a simplicidade e espontaneidade das pessoas, a natureza, o convívio fraterno e o amor. A poesia, a meu ver, integra tais valores, por ser a representatividade viva dos sentimentos humanos; razão pela qual, amo a poesia em suas diversas formas, e aprecio romances e obras filosóficas.
Com a leitura sistemática e habitual de livros de poesias propriamente ditos, aliado ao fato de que desde criança eu já ouvia grandiloqüentes declamações, tive a minha percepção poética aflorada e, agora, no outono da minha vida, tendo maior disponibilidade de tempo, a poesia inunda o meu ser e sonho, voejando por esse doce abstratismo que só a poesia pode proporcionar.
No meu pensar, somente o amor ao próximo,e o reto pensar, é que transforma os nossos construtos em atos imortais.

E-mail: antenor.rosalino@terra.com.br
Blog: antenor-rosalino.blogspot.com


Última atualização em 12/08/20 13:11