Autores

Perfil

Nascido na cidade de Goiânia em 20 de janeiro de 1965, Ranon de Amorim Machado ali viveu até seus dez anos de idade. Filho de Joel Pereira Machado e Nivalda de Amorim Machado, é o segundo filho de uma prole de sete irmãos de uma família de classe média do centro oeste goiano. Mudou-se para a cidade de Nerópolis aos onze anos, onde vive até hoje. O gosto pela leitura despertou ainda cedo, quando na infância lia gibis e bolsilivros de faroeste. Mas foi na adolescência que a vontade de escrever veio à tona.                        
No Colégio Estadual Dr. Negreiros, passou a ler obras de autores reconhecidos como Machado de Assis, Clarice Lispector, José de Alencar, entre outros. Motivado pelas leituras das obras de Graciliano Ramos, passou a escrever contos a partir de relatos dos contadores de “causos” que ali moravam. Escrevia por hobby, sem nunca ter publicado suas obras.                        
Ainda no Colégio Estadual Dr. Negreiros, conheceu seu grande amor, a professora Dulcinéia Oliveira de Paula, moça delicada e educada, exímia conhecedora da língua portuguesa e sua literatura. Foi ela a incentivadora, a mola mestra que o levou a ingressar no curso de Letras, pela Universidade Federal de Goiás. Hoje, casados há trinta e nove anos, Ranon e Dulcinéia vivem ainda em Nerópolis. Essa união frutificou, resultando em três belos filhos (uma filha e dois filhos) e lindos netos e netas que só dão alegrias.
Assim, Ranon de Amorim Machado continua fazendo a leitura de mundo, cujos holofotes estão voltados para a escrita de vidas.