Piotr Ilich Tchaikovsky

 
Em 1840, nasceu Piotr Ilich Tchaikovsky na cidade de Kamsko-Votkinsk, na Rússia.
 
Em 1848, transferiu-se com a família para São Petersburgo, onde inciou suas aulas teóricas musicais com diversos professores particulares, entre eles o maestro Filipov.
 
Em 1850, por desejo da família, foi para a Escola de Direito de São Petersburgo, que cursou até 1859. Era um estudante muito aplicado e antes mesmo de se formar, foi empregado como funcionário do Ministério da Justiça.
 
Em 1854, morreu-lhe a mãe, fato que o marcou profundamente.
 
Em 1863, Tchaikovsky decidiu dedicar-se totalmente à carreira musical e matriculou-se no Conservatório de São Petersburgo, onde permaneceu três anos. Lá ele entrou em contato com as obras dos grandes mestres alemães.
 
Em 1866, foi convidado pelo diretor do Conservatório de Moscou, Nikolai Rubinstein, para dar aulas de Teoria Musical e Composição.
 
Em 1868, travou contato com o Grupo dos Cinco, movimento nacionalista russo que compatilhava do ideal de criar uma música fundada sobre o folclore nacional contra a tutela e influência das escolas francesa e italiana.
 
Em 1875, viajou pela Europa e conheceu em Paris Saint-Saëns, Franz Liszt, Georges Bizet e Jules Massenet.
 
Em 1876, conheceu a baronesa Nadyezhda von Meck, que atraída por sua obra, pediu-lhe algumas composições para violino e piano. Em seguida, converteu-se em mecenas de Tchaikovsky, sob a única condição de comunicarem-se somente por carta. Essa correspondência durou 14 anos, sem nunca terem se visto. O mecenato resguardou-o de dificuldades financeiras durante esse tempo. Nesse mesmo ano, foi nomeado coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscou.
 
Em 1877, casou com Antonia Miliukova, aluna do Conservatório de Moscou, em uma tentativa de mascarar sua homossexualidade. Ser um homossexual enrustido causava-lhe muita angústia. Como seria de prever, foi tremendamente infeliz nesse casamento sem amor, o que o levou a tentar o suicídio. Quando sua tentativa falhou, deixou sua mulher para viajar pela Europa.
 
Em 1878, deixou sua cátedra no Conservatório de Moscou.
 
Em 1880, Nikolai Rubinstein o incumbiu de compor uma abertura sinfônica-coral de tema patriótico, prevista para a inauguração da uma exposição em Moscou: nasceu a Abertura 1812.
 
Em 1891, Tchaikovsky fez uma turnê pelo leste dos Estados Unidos, regendo concertos em Nova Iorque, Filadélfia e Baltimore. Após seu retorno à Rússia, foi atormentado por séria instabilidade emocional.
 
Em 1892, já não contava mais com o auxílio da baronesa von Meck.
 
Em 1893, ano em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambrigde, morreu em São Petersburgo. Muitos escândalos envolveram a prematura e suspeita morte de Tchaikovsky. Segundo alguns, ele se envolvera em casos de pederastia e cometera suicídio por solicitação de uma corte de honra. Apesar das insinuações do escândalo, a sua morte ainda não foi esclarecida. De modo geral, considera-se que morreu de cólera, mas também há evidências de que tenha tomado uma dose fatal de veneno.

 



Desde cedo, Tchaikovsky interessou-se por música. Aos cinco anos, teve seu primeiro contato com ela, em um velho órgão mecânico que havia em sua casa, onde aprendeu algumas árias da moda, ajudado por sua mãe.
 
Era um homem gentil, amável e educado, mas meio desligado e com estranhas manias. Uma delas, por exemplo, era o hábito de rasgar pedaços de documentos oficiais para fazer bolinhas de papel para mascar. Certa vez, por distração, mascou um documento inteiro.
 
Tornou-se ainda em vida o compositor russo mais celebrado e permanece, desde então, como um dos mais conhecidos e mais amados. Foi um dos alunos da primeira turma a graduar-se no Conservatório de São Petersburgo. Durante toda a sua vida, foi o único compositor profissional russo.
 
O compositor amava a música folclórica de seu país e muitos de seus trabalhos contêm a cor e o calor desta tradição popular. A simplicidade da expressão sentimental de Tchaikovsky contribui para que sua música seja amada e conhecida até hoje.
 
Teve uma produção bastante diversificada. Compôs balés famosíssimos, até hoje encenados, como O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes; dez óperas, entre elas, Eugene Onegin, A Dama de Orleans, Mazeppa, Rainha de Espadas; sinfonias, as mais antigas de caráter nacionalista, as últimas tratam do destino, perturbação e, em especial a Patética, desespero. As três últimas de suas sinfonias numeradas (quarta, quinta e sexta) são consideradas obras-primas e são frequentemente executadas. Além disso, escreveu suítes e concertos.
 
Referências
http://www.operainfo.org
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peter-tchaikovsky/peter-tchaikovsky-3.php
http:// www.luteranos.com.br
http:// www.malhanga.com


Imagem: Google