OVIDIO DECROLY

OVIDIO DECROLY

Ovídio Decroly nasceu em Renais, na Bélgica, em 1871 e desencarnou em Bruxelas, em 1932. Formou-se em medicina, aperfeiçoando seus estudos em Berlim e depois em Paris, voltando a seguir à Bélgica, onde foi nomeado chefe do serviço de crianças anormais(excepcionais) e médico inspetor das classes especiais de anormais, de Bruxelas. Inicia então sua carreira pedagógica. Em 1901 fundou o Instituto para anormais em Uncle. “E, anos depois começou a aplicar em crianças normais o resultado de suas observações sobre deficientes mentais”. “Fundando em Bruxelas em 1907 – “A escola L’Ermitage ou Escola da Ermida” que se tornaria famosa”. Depois da 1ª. Grande Guerra às autoridades belgas permitiram a experimentação do sistema Decroly nas escolas públicas, vindo depois a ser oficializado. Suas idéias tiveram eco nos Estados Unidos, Bolívia, Argentina, Uruguai e Espanha. Os Centros de interesse Ovídio Decroly são: Centro de Interesse e associados a ele estão; Observação; Associação e Expressão. Não é intenção sugerir que se trabalhe com um método específico. Mas oferecer, dentro dos estudos espíritas, uma visão mais ampla do universo maravilhoso da educação, para os corações de boa vontade que se dispõe a ampliar e do trabalho com Jesus. Na Construção do Reino dos Céus, que se fará a partir do coração e do cérebro de cada um, através da educação com o Cristo.

Nessas nuances existe um pequeno estudo sobre Decroly e os Centros de Interesse, que mantém muitos pontos de contato com o método de projetos, por ser um método ativo, levando o educando a participar intensamente do mesmo. O educador espírita e o evangelizador poderão se beneficiar, e muito, com as idéias de Decroly, embora sejam apresentadas nesta matéria de forma sintetizada. O estudo de Decroly propõe três fases de cada centro. São as 3 etapas fundamentais no tratamento de qualquer assunto. Decroly propôs que o ensino se desenvolva por Centros de Interesse. Os conhecimentos não se apresentarão classificados por disciplinas, em quadro lógicos formais, que carecem de maior significação para o aluno. Centro de interesse de observação é o meio de por os exercícios em movimento e as demais atividades mentais a formarem uma base racional de todos os exercícios. Observar leva a comparar, a medir, a pesar, a contar: são - o exercício satélite, como lhes chama Decroly, e de que o mestre deve saber utilizar-se com proveito. Destes exercícios sai a Associação que depois de observar, levar a associar as noções recebidas. Os exercícios podem abranger 4 aspectos que vão des de o estudo da habitação, dos esquimós aos arranha-céus da América, até a expressão que vai desde a palavra, a escrita, o desenho, o trabalho manual, as dramatizações em geral. Centro de interesse na Evangelização; neste centro são estudadas todas as obras da doutrina dos espíritos.

Na fase de expressão vem o mundo fascinante das artes: o teatro, a música, a dança, as artes plásticas em suas múltiplas expressões, podendo incluir ainda a geografia, a história e a poesia. Este método é um método ainda não muito aplicado em virtude das diversas tarefas, onde o colaborador deve entrar no estudo de corpo e alma. Dedicando-se ao tratamento através do ensinamento às crianças com problemas mentais, e como qualquer pessoa como citados problemas exigem muita paciência, obstinação, denodo e força de vontade, os voluntários são pouquíssimos. Sinceramente achei um trabalho muito bom, tem ideal, carisma e profundidade, pois vai lidar com crianças e ainda por cima com problemas mentais, é um trabalho sério de deve ser desenvolvido por pessoas sérias como se dedicava o Dr. Ovídio Decroly. É mais um aprendizado que me proporciona a doutrina Espírita. Aproveitando a oportunidade precisando fazer um tratamento usando o método do Dr. Ovídio Decroly no movimento espírita, que atualmente anda meio chocho e ninguém se entende, existem muitos doninhos para pouca patrimonialidade. Não adianta entrar em detalhes para não comprometer e denegrir a imagem de qualquer irmão, pois não é esse nosso objetivo.

RESSALTE-SE QUE TODA BIOGRAFIA É FONTE DE PESQUISA DAS MAIS VARIADAS POSSIVÉIS.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ESTUDANTE DE JORNALISMO DA FGF-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 11/06/2006
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