Ivo Pitanguy

Ivo Helcio Jardim de Campos Pitanguy, médico, cirurgião plástico, professor, conferencista, autor de obra especializada e memorialista, nasceu em Belo Horizonte, MG, em 5 de julho de 1926. Eleito em 11 de outubro de 1990 para a Cadeira n. 22, na sucessão de Luís Viana Filho, foi recebido em 24 de setembro de 1991, pelo acadêmico Carlos Chagas Filho.

Filho de Antônio de Campos Pitanguy, humanista e médico cirurgião, e de Maria Staël Jardim de Campos Pitanguy, poeta e humanista. Casou-se em 1955 com Marilu Nascimento, tendo o casal quatro filhos: Ivo, Gisela, Helcius e Bernardo.

Iniciou o curso de Medicina em Belo Horizonte e concluiu-o na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1946. Por mais de10 anos prolongou sua formação profissional em centros especializados nos Estados Unidos, França e Inglaterra, já aliando a prática médica ao ensino.

Foi o fundador da primeira Clínica de Cirurgia da Mão no Brasil, na 19a Enfermaria da Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, em 1949; chefe do Serviço de Cirurgia da Mão, na 13a Enfermaria, de 1952 a 1959; fundador e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica, na 38a Enfermaria, a partir de 1954; organizador e chefe do Serviço de Queimados do Hospital Antônio Pedro, criado por ocasião do incêndio do Gran Circo Norte-Americano, Niterói, em 1961; fundador e diretor da Clínica Ivo Pitanguy, Departamento de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a partir de 1963, e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, em 1986; organizador e professor de diversos cursos de sua especialidade no Rio de Janeiro, como os cursos de reciclagem em Cirurgia Plástica do Instituto de Pós- Graduação Médica Carlos Chagas, de 1986 até hoje, formando 380 especialistas, do Brasil e de mais 40 países.

Professor convidado em aproximadamente uma centena de instituições (hospitais, universidades e associações de Cirurgia Plástica) de 48 países, proferiu ao longo de sua vida profissional mais de 1.230 conferências e demonstrações cirúrgicas.

Tem exercido diversos cargos de direção. Foi membro do Conselho Editorial do Journal of the American Society of Plastic and Reconstructive Surgery e da Head and Neck Magazine, e é atualmente membro do Conselho Editorial de várias outras publicações do Brasil e de outros países; editor do Boletim de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, editado em português e inglês e publicado pela Revista Brasileira de Cirurgia.

É membro titular da Academia Nacional de Medicina; do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (Comissão Nacional da Unesco), e de várias associações médicas internacionais.

Tem os títulos de Doctor Philosophiae Honoris Causa, conferido pela Universidade de Tel Aviv, Israel (1986); Cidadão Honorário do Rio de Janeiro (1976); Chancellier des Universités de Paris (1988); Membro Onorário de la Società Medica di Bologna, vinculada à Universidade de Bologna (1988). É detendor de inúmeras condecorações nacionais e de países diversos. Recebeu o Prêmio Alfred Jurzykowski da Academia Nacional de Medicina (1987); o Prêmio para Melhor Livro Científico do Ano (1981) na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, pela sua obra Aesthetic Surgery of the Head and Body; o primeiro Humanitarian Award, Chicago, EUA (1984); o prêmio Cultura per la Pace, pela S.S. o Papa João Paulo II e pela associação Insieme per la Pace, Itália (1989).

Obras: Les Chemins de la Beauté (1983); Paraty (1983); El Arte de la Bellezza (1984); Direito à Beleza (1984); Angra dos Reis — Baía dos Reis Magos (1986); Um jeito de ver o Rio (1991); Aprendendo com a vida (1993).

Obras especializadas:

Mamaplastias (1976);

Plastische Eingriffe an der Ohrmuschel (1976);

Aesthetic Surgery of the Head and Body (1981);

Plastic Operations of the Auricle (1982);

Atlas de Cirurgia Palpebral (1994).

Em sua vasta obra científica, constam contribuições em obras coletivas, de autores nacionais e estrangeiros, e diversos prefácios e discursos. É também autor de mais de 800 trabalhos publicados em Anais e Atas de Congressos de Cirurgia Plástica, em Boletins de Cirurgia Plástica da Revista Brasileira de Cirurgia e em vários periódicos internacionais (Plastic Reconstructive Surgery Magazine, Aesthetic Plastic Surgery, Revista Latino-Americana de Cirurgia Plástica, Annales de Chirurgie Plkastique et Esthétique, British Journal of Plastic Surgery, Head and Neck Surgery, Minerva Chirurgica, Zentralblatt fur Chirurgie).

Escritor convidado de Leading Magazine da Suíça, a partir de 1988.

Milton Nunes Fillho
Enviado por Milton Nunes Fillho em 23/09/2006
Reeditado em 10/04/2013
Código do texto: T247738
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.