O Acesso ao Nivel Superior

. Quando era pequeno e ia para a escola, não poderia entender ao certo o que fazia ali. Sempre depois da aula, chegava a casa e antes de todas as coisas que fizesse durante o dia, queria me livrar logo do “dever de casa” passada pelos professores, em menos de 15 minutos respondia tudo, então estava livre para brincar o dia todo.

. Então meu pai se separou da minha mãe, fomos morar em Iguatu, comecei a ver a dificuldade para sobrevivermos, tinha até dia sem nada para alimentação. Muitas vezes chorei pela aquela situação ruim.

. Depois adulto e com experiência na vida, pude compreender a importância do estudo para ter um futuro melhor na vida. Tinha vontade de estudar, fazer faculdade, mas como era precária a situação, tinha só uma escolha, trabalhar para sobreviver.

. Como poderia tentar uma vaga em uma universidade pública se tinha que concorrer com alunos de condições melhores e que não faziam outra coisa a não ser estudar?Poderia até se falar que pessoa “X” morava em favela e conseguiu chegar lá. Verdade, casos raros para vencer o sistema.

. Na verdade não via futuro nenhum nos estudos, o trabalho era desgastante, muitas vezes a vontade era de abandonar tudo, mas continuava, tinha que pagar as contas mensais: aluguel, luz água, alimentação.

. Não esperava mais nada sinceramente, talvez ganhar na mega sena, porém as coisas começaram a mudar quando o governo federal criou o Pro uni. Quem tinha baixa renda e tinha estudado em escola pública, teria chance através do ENEM de entrar em universidades particulares com bolsa integral paga pelo governo.

. Fiz o Enem em Novembro de 2009 e hoje faço o curso de Jornalismo na FAnor graças ao Programa Universidade para Todos. Agora acredito que tenho um futuro, tudo dependendo é claro do meu esforço de chegar lá.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 17/11/2010
Código do texto: T2621743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.