Escriba. Statue of the Scribe Maninmen Mid -15 th century BC
Limestone H -37,6 cm
State Hermitage Museum
St Petersburg, Russia.


                                    
FIÓDOR  MIKHAILOVITCH  DOSTOIEVSKI



                      Grande figura da ficção mundial, não apenas da literatura russa, FIÓDOR   MIKHALOVITCH   DOSTOIEVSKI nasceu em Moscou em 1821, filho de um médico militar. Em razão das dificuldades de um lar pobre e da grande avareza paterna, teve uma infância triste. Aos 15 anos foi mandado para estudar engenharia em São Petersburgo, tendo então se matriculado na escola militar conhecida como "Castelo dos  Engenheiros" onde terminou os estudos em 1843.  Entretanto, não  seguiu a carreira, entregando-se inteiramente  à literatura, quando publicou os "Pobres Diabos" , em 1846, tendo conhecido  a fama. Esta, entretanto, não duraria muito pois os críticos sentiram muito de perto a influência de Gogól. Triste e aborrecido, mas levado por suas idéias visionárias, liberais e incompreendidas, Dostoievski liga-se a um grupo revolucionário, o que lhe valeu a prisão em 1849 e a condenação à morte. Após um processo que durou oito meses, houve na praça Semenovski, o simulacro de execução, a que se seguiu a comutação da pena para o degrêdo na Sibéria. Condenado a trabalhos forçados, ficou prêso na fortaleza de Omsk até fevereiro de 1854. Os quatro anos desta experiência terrível estão contados nas "Recordações da casa dos mortos" que aparece em folhetim em 1860, despertando grande emoção em toda a Rússia. Antes, porém, o escritor passa alguns anos como soldado em Semipalatinski, onde se casa com Maria Dimitrievna Issáeva. Libertado e de novo em seu país, trabalha muito e publica em 1862 "Humilhados e Ofendidos" que lhe assegura a glória. Com seu irmão Mikhail funda a revista "O Temp". Viaja ao Ocidente em em 1863 realiza uma segunda viagem, desta vez apaixonado pela estudante niilista Paulina Súslova, que foi sua musa e seu tormento. Enviúva em 1864, quando inicia a redação da sua primeira obra importante "A voz subterrânea". Endividado o escritor se atira a verdadeiro trabalhos forçados literários e se torna um jogador. Casa-se novamente com sua esfenógrafa, Ana Grigorievna Snitkin. Em 1867, publica "Crime e Castigo". Durante quatro anos mora na Europa onde escreve "O Jogador", "O Idiota", "O Eterno Marido" e "Os demônios", sendo que em 1877 publica os primeiros tomos do seu grande romance que deixou inacabado "Os Irmãos Karamázov". Retorna à Russia e exerce atividade jornalística. Enfêrmo de uma bronquectasia turberculosa, faleceu em S.Petersburgo a 28 de janeiro de 1881. 
       Dele tem dito muito os críticos, como uma das mais profundas celebrações do gênio eslavo, pintor da vida humana nas suas manifestações mais concretas e cotidianas.
                     



  www.lilianreinhardt.prosaeverso.net