O AUTOR PELO AUTOR (2º TEXTO POSTADO EM 2007)...

Segundo texto postado aqui no Recanto das Letras (Biografias), em 19/10/2007 (03 anos, 10 meses 11 dias), com 557 visitas (com comentários)...

Conforme fizemos ontem, estamos postando novamente, o texto que postamos em 2007, com dados da caminhada na estrada da vida, com o mesmo objetivo: Oferecer oportunidade de conhecimento (ao leitor ao leitor) sobre este que vos escreve.

A presente descrição biográfica poderia parecer pretensiosa, entretanto, seu objetivo é facilitar a identificação do autor: Por antigos vizinhos, colegas de escola ou de trabalho, amigos e conhecidos com quem perdemos o contato.

Francisco das Chagas dos Santos: Natural do Sítio Pau-Ferro – distrito Vasques (Salgueiro/PE – 1958), Alfabetizado pela tia Lira rocha (in memorian).

Em 1968, a família transfere-se do campo pra cidade onde, após dois anos, perde o pai (agricultor e operário numa construtora) num trágico acidente.

Herdou da família a característica essencial à construção de um mundo melhor: o respeito mútuo.

Desde a infância, sendo leitor assíduo de revistas em quadrinhos e romances da literatura brasileira, desenvolveu certa habilidade em redação, possibilitando a produção e apresentação do programa: Encontro com a Realidade, pela Rádio Asa Branca (l987), e elaboração e publicação de duas coletâneas de anedotas como meio de crítica social: Gozai Por Nós (1989) e Gozai De Novo (1991).

Servidor Público da EMATERPE (desde 1978) – empresa da Secretaria Estadual de Agricultura de Pernambuco...

Participou ativamente das lutas da Associação de Servidores da empresa e do Sindicato da categoria – inclusive fez parte da delegação nos congressos da FASER:

Fortaleza - CE (1989), Brasília – DF (1995), Guarapari – ES (1997) e Natal – RN (2000).

CRONOLOGIA:

• 1968: Mudança do Sítio Pau–Ferro, distrito de Vasques, pra sede do município – Salgueiro, onde cursa a 2ª série, com a Professora Cintô (Cintô de Cícero Bezerra);

• 1969 – Cursa a 3ª série, com a Professora Socorro (Socorro de Zezé) – Alto do Curtume – área de Domingos Paulo;

• 1970 – Cursa a 4ª série, no Grupo Escolar Prof. Manuel Leite, com a Profª. Maria José (Zezé de Clarisbalter Sampaio, falecida no final de 2009).

Ao final do curso, submeteu-se ao Exame de Admissão ao Ginásio (Requisito da época);

• 1971–75 – lº grau (5ª a 8ª série) no Ginásio Industrial de Salgueiro – atual Escola Professor Urbano Gomes de Sá – Salgueiro.

• 1974-78 – Trabalho no Mercadinho do Sr. Geraldo Benício no beco da cebola – Salgueiro.

• 1976–78, 2º grau (científico) no Colégio Carlos Pena;

• 1981–82, 2º grau (Técnico em Contabilidade) no Colégio Municipal Dom Malan – Salgueiro.

• 1978 – Contratado pela EMATER-PE, como Auxiliar de Escritório.

• 1980 – Promoção de função na EMATER-PE, de Auxiliar de Escritório para Assistente Administrativo sendo remanejado do Escritório Local à sede da Coordenadoria Regional.

• 1980 – casamento com Cleide, tornando-se pai de Pâmella (1981) e Péricles (1988).

• 1985-95 – trabalhou (paralelamente) com distribuição e comércio de livros e revistas, na FACHUSC (Salgueiro), AESA e Praça São Cristóvão (Arcoverde).

• 1985-87 – Lecionou (trabalho paralelo) no Colégio Municipal Dom Malan, na condição de professor substituto.

• 1986 – Aprovação no concurso vestibular da FACHUSC (Pedagogia Administração Escolar), obtendo o 3º lugar.

• 1986 – Eleito presidente do Diretório Acadêmico da FACHUSC.

• 1986 Produção e apresentação de um programa de rádio semanal de cinco minutos, do DA FACHUSC.

Posteriormente, o autor passou a produzir, apresentar e manter com recursos próprios, um programa semanal de cinqüenta minutos, designado Encontro com a Realidade pela rádio AM Asa Branca de Salgueiro.

• 1987 (dezembro) – Transferência para a sede da Coordenadoria Regional da EMATER-PE em Arcoverde;

Inclusive ocupou a função de Chefe do Setor Administrativo Regional entre o segundo semestre de 1988 e o primeiro de 1989, quando a função foi extinta no segundo Governo Arraes.

• 1988 (janeiro) – Aprovação no concurso Vestibular da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, para o curso de Geografia, obtendo o lº lugar.

• 1989 (setembro) – colocado à disposição da COMPESA (Cia. Pernambucana de Saneamento), lotado no setor financeiro da Gerência Regional Arcoverde, onde permaneceu até junho/1990.

• 1989 (julho) – publicação da 1ª coletânea de anedotas como instrumento de crítica social – Gozai Por Nós.

• 1990 (junho) – remoção da sede da Coordenadoria Regional da EMATER-PE Arcoverde para o Escritório Local em Pedra/PE.

• 1991 (junho) – publicação da 2ª coletânea de anedotas como forma de crítica social – Gozai de Novo.

• 1991 (dezembro) – conversão ao Senhor Jesus Cristo, tornando-se membro da Igreja Presbiteriana do Brasil – IPB; Sendo batizado pelo Rev. Arnaldo Matias Cavalcante Filho, na IP Arcoverde (Presbitério Vale do Pajeú); de onde pediu transferência à IP Pedra – PE (Presbitério de Garanhuns) onde estava lotado como servidor público.

• 1996 – remanejado pela EMATER-PE, do Escritório Local em Pedra – PE, ao Escritório Local em Arcoverde.

• 1997–98 – produção e apresentação do programa semanal do SINTAPE (com uma hora de duração), Sinal de Alerta, pela Rádio AM Cardeal Arcoverde.

• 1997 (setembro) – publicação do livro: Um Oásis no Deserto da Existência – dando origem ao projeto Um Oásis no Deserto – ações Evangélicas em defesa de vida digna para o ser humano, em pequenas comunidades do nordeste.

• 1997 – Eleito à vice-presidência da Associação de Servidores da EMATER–PE.

• 1998–2003 – Transferência para a sede do Escritório Estadual da EMATER-PE Recife.

• 1998–2002 – cursa Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife).

• 2002 (setembro) – publicação do livro: Antes Que Seja Tarde – um questionamento ao mundo em crises.

• 2003 (janeiro) ordenado ao ministério pastoral pelo Presbitério de Garanhuns, assumindo a IP Filadélfia (Garanhuns – 2003–04);

• 2003 (julho) como servidor público estadual, é colocado à disposição da Secretaria da Educação de Pernambuco, lotado na secretaria da Escola Instituto Presbiteriano de Heliópolis, (Garanhuns) – 1º e 2º grau, onde permaneceu até fevereiro/2009.

•2003 a 2009 (fevereiro), realização de visita semanal voluntária para apoio ao Desafio Jovem de Garanhuns com estudo da Palavra de Deus e ministração de Louvor.

• 2003–09 – membro da Ordem dos Pastores Evangélicos de Garanhuns e Região.

• 2004–07 – Professor de História das Missões do IBN–Instituto Bíblico do Norte (Garanhuns), inclusive, em 2007 lecionou também as disciplinas Discipulado (curso noturno) e História da IPB (diurno).

• 2005–08 – pastor evangelista designado pelo presbitério de Garanhuns para a IP Saloá.

• 2005–06 – Produção e apresentação do Programa Vamos Adorar a Deus pela Rádio Educativa Aliança; Até a emissora cessar suas atividades.

• 2009 (janeiro) – Licença do Presbitério de Garanhuns, para tratar de assuntos de ordem pessoal.

• 2009 (fevereiro), retorno a terra natal (Salgueiro–PE), iniciando suas atividades no IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco (sucessor da antiga EMATER–PE); e, colaborando (de forma voluntária) no trabalho da Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade, como pastor voluntário (Ponto de Pregação, Bairro Planalto).

• 2009, casamento da filha primogênita, no Fórum de Garanhuns (manhã), com ministração da Bênção Religiosa (noite), no endereço residencial.

DESTACANDO:

- 05 livros publicados com recursos próprios – Sendo o livro mais recente – SOMOS AUTORES E ATORES EM NOSSA GERAÇÃO;

- 03 textos em média, por dia, aqui no recanto das letras;

NO PRELO:

- Um Oásis No Deserto da existência (2ª edição);

- De Volta ao Oásis – Muito Tempo Depois;

- Prenúncios de Esperança;

- O Perfil Bíblico da Comunhão dos Santos

- Monografia de Conclusão do Curso de bacharel em Teologia;

- Nas Ondas da Internet (Coletânea de Textos Publicados).

EM ANDAMENTO:

- Sobre a Terra Onde Nascemos (Salgueiro nas décadas 70 e 80);

- Como Ser Igreja Num Contexto Antagônico;

- Sem Luzes, Sem Câmera, em Ação...;

- Muito Além de Conquistas;

- Jornadas Pelo Passado;

- O Braço Estendido do SENHOR (A História do Amor de DEUS);

- Em Jejum e Oração.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 30/08/2011
Código do texto: T3190210
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.