Beto Brito

Viveu na cidade natal até o início da adolescência, e cresceu no meio das feiras livres no interior do estado. A cultura popular lhe veio pela herança de seu pai, João Moreira, tocador de fole e brincante nos festejos juninos e reisado. Desde criança, Beto o acompanhava em suas andanças de folguedos em feiras livres, nas casas grandes e em épocas de festejos, quermesses e leilões, onde protagonizavam a partilha do boi e as cheganças. Aos dez anos, mudou-se para Picos, onde continuou sua vida de vendedor ambulante na feira do Mercado Central. Nessa época teve a oportunidade de conviver com violeiros, cegos, repentistas, mágicos, artesãos, romeiros, ciganos, santeiros, coquistas, emboladores e vendedores ambulantes.

A feira livre

A feira livre é sua grande paixão! Nela viveu e dela sobreviveu, enquanto ouvia e aprendia espontaneamente os causos e as cantigas de um povo livre, dono de suas próprias convicções e arte.

Estudou rabeca na Escola de Música Antenor Navarro, em João Pessoa, e se dedicou à pesquisa no campo da cultura popular. Seu currículo soma seis discos, dezenas de cordéis, quatro livros paradidáticos e algumas centenas de músicas autorais.

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Beto_Brito_(m%C3%BAsico)


 

O Dia da Cultura 05/11/2011, foi comemorado  na cidade de Cabedelo com o lançamento do livro  e cd "BAZÓFIAS"   do artista Beto Brito, no Teatro  Santa Catarina, organizado pelo agente cultural  Tadeu Patrício.


"Sinopse - Bazófias de um Cantador Pai D'Égua - O Maior Cordel do Mundo - Capítulo 1 - Beto BritoOficialmente, são mil e quatrocentos versos em formato de septilhas, que dão vida ao Maior Cordel do Mundo. O passeio literário vai desde a Pangeia até o Apocalipse, com passagem pelo espaço sideral, um mergulho nas fossas oceânicas; do presente, passado e futuro da história da humanidade".