Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


Beto Brito

Viveu na cidade natal até o início da adolescência, e cresceu no meio das feiras livres no interior do estado. A cultura popular lhe veio pela herança de seu pai, João Moreira, tocador de fole e brincante nos festejos juninos e reisado. Desde criança, Beto o acompanhava em suas andanças de folguedos em feiras livres, nas casas grandes e em épocas de festejos, quermesses e leilões, onde protagonizavam a partilha do boi e as cheganças. Aos dez anos, mudou-se para Picos, onde continuou sua vida de vendedor ambulante na feira do Mercado Central. Nessa época teve a oportunidade de conviver com violeiros, cegos, repentistas, mágicos, artesãos, romeiros, ciganos, santeiros, coquistas, emboladores e vendedores ambulantes.

A feira livre

A feira livre é sua grande paixão! Nela viveu e dela sobreviveu, enquanto ouvia e aprendia espontaneamente os causos e as cantigas de um povo livre, dono de suas próprias convicções e arte.

Estudou rabeca na Escola de Música Antenor Navarro, em João Pessoa, e se dedicou à pesquisa no campo da cultura popular. Seu currículo soma seis discos, dezenas de cordéis, quatro livros paradidáticos e algumas centenas de músicas autorais.

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Beto_Brito_(m%C3%BAsico)


 

O Dia da Cultura 05/11/2011, foi comemorado  na cidade de Cabedelo com o lançamento do livro  e cd "BAZÓFIAS"   do artista Beto Brito, no Teatro  Santa Catarina, organizado pelo agente cultural  Tadeu Patrício.


"Sinopse - Bazófias de um Cantador Pai D'Égua - O Maior Cordel do Mundo - Capítulo 1 - Beto BritoOficialmente, são mil e quatrocentos versos em formato de septilhas, que dão vida ao Maior Cordel do Mundo. O passeio literário vai desde a Pangeia até o Apocalipse, com passagem pelo espaço sideral, um mergulho nas fossas oceânicas; do presente, passado e futuro da história da humanidade".

 

Fátima Peixoto
Enviado por Fátima Peixoto em 07/11/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3321576
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Fátima Peixoto
Cabedelo - Paraíba - Brasil
1013 textos (155137 leituras)
1 e-livros (112 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/18 03:24)
Fátima Peixoto