ELA BRILHOU NA TERRA E AGORA BRILHA NO CÉU: JOAN FONTAINE
                                        *1917 +2013
Não sei como o céu seleciona suas estrelas,mas,Joan Fontaine,nos deu muitas alegrias e momentos de emoção.Para mim,isso basta,para os céus,não sei.
O certo é que a menina Joan que trocou seu nome para  desapegá-lo da irmã mais velha,a também incomparável atriz  Olivia de Havilland,ambas filhas de um advogado inglês  e de uma atriz, Lilian Fontaine,viveu seus primeiros anos no Japão ,vindo,depois,para Los Angeles.
Começou bem no cinema, trabalhando com o mestre Hitchcock,no drama” Rebeca,a Mulher Inesquecível”,onde fazia o papel da segunda esposa do Sr. Winter  e chegou a ser apontada para o Oscar.Ganhou o Oscar como a esposa atônita que não queria acreditar na culpa do marido ,em “Suspeita”.Sua irmã foi também apontada e daí criou-se um certo mal estar entre ambas,uma polêmica em torno da rivalidade entre as irmãs que ,nós,o comum dos mortais, nunca soubemos se era verdadeira ou um golpe de marketing.O certo é que em 1970, ambas ,sequer se cumprimentavam.
A sua década de ouro foram os anos 40 onde fez interessantes personagens femininos em filmes como “Ivanhoé”,”De amor também se morre”,”Jane Eyre”, “Carta a uma desconhecida”,”O Bígamo” etc
Brilhou na TV e nos palcos da Broadway.