DO SERTÃO AO MAR - Prefácio

Ao longo do convívio diuturno com o autor, na condição de esposa, tenho acompanhado a sua dedicação à leitura, pelo que resultaria no interesse em escrever a sua biografia, narrando sua trajetória a partir do sertão da Bahia, no vale do São Francisco, onde nasceu no terceiro ano da década de quarenta. Como ele próprio costuma dizer, parafraseando Luiz Gonzaga, numa época e lugar onde não havia “nem rádio nem notícias das terras civilizadas”. Assim, ainda na adolescência, atravessou o rio e foi estudar radiotelegrafia na colônia agrícola de Barreiras, distrito de Petrolândia, onde passou a exercer a sua primeira profissão no serviço público. Ainda na função de radiotelegrafista foi transferido para Propriá e posteriormente para Penedo, de onde saiu para Traipu, para exercer outra atividade, na condição de funcionário do Banco do Brasil. Tendo passado por outras cidades do interior de Alagoas, até chegar a Maceió, onde se aposentou, o seu interesse pelo estudo ainda o fez cursar outra faculdade, uma maneira de afastar-se da ociosidade. E o saudável hábito de fazer caminhadas na orla de Maceió, contemplando a exuberância das belezas naturais, levou-o a escrever a sua primeira obra literária, no estilo de cordel, intitulado de Belezas de Maceió. Além desses versos, escreveu crônicas e artigos que os publicou no Recanto das Letras, nascendo daí o incentivo para a concretização desta obra, Do Sertão ao Mar, como forma de tornar perene o seu sonho, deixando o registro de sua vida para a família e amigos.

O leitor terá aqui uma narrativa bem humorada, onde o autor, sem partir para a ficção, retrata com fidelidade, toda a sua trajetória, passando pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, que os chama de “solos sagrados”, por terem feito parte de sua vida.

Maria Madalena de Souza

(esposa)

PS. Texto incluído na categoria Biografias por fazer parte do livro.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 11/01/2014
Código do texto: T4645133
Classificação de conteúdo: seguro