ROMANTISMO - ÁLVARES DE AZEVEDO

MANUEL ANTÔNIO ÁLVARES DE AZEVEDO

* 1831 – São Paulo – Século XIX

+ 1852 – Rio de Janeiro – 21 anos

VIDA

Estudou no Rio de Janeiro e em São Paulo

- São Paulo nessa época era o grande centro romântico

- vida de intenso sofrimento espiritual

- morreu no 4º ano de Direito

muita leitura

- formação bom universitário

propensão nervosa

certa fraqueza orgânica

certa relação afetiva em relação à mãe e irmã

- leitura de Byron , Musset, Chalterton, cultuou Bocage e louvou Goethe (autor de Wether).

- Lord Byron foi o introdutor do Romantismo na Inglaterra, escreveu Child Harold, don Juan, donde vem o movimento byroniano. Em Child Harold, sobre viagem, conta suas aventuras, escândalos, boemia, idealismo literário.

- movimento byroniano influenciou os acadêmicos de São Francisco (Faculdade de Direito da USP – São Paulo)

- o grupo dessa fase do Romantismo, formado por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Laurindo Rebelo, Junqueira Freire, são poetas desesperados, subjetivos.

- na França Byron influencia Musset, Lamartine, Vigny e Chopin.

- Na Inglaterra ainda temos Walter Scott, Schiller.

- Na Escócia temos James Macpherson cujo pseudônimo é “Ossian”, de cunho subjetivista e sentimental. Gerou o movimento Ossianismo.

CARACTERÍSTICAS DE ÁLVARES DE AZEVEDO

1 – Primeiro poeta a se manifestar eroticamente, apresentando a problemática do sexo, num sentido paradoxal: o medo de amar impede-o de amar (profundo desejo de amar)

2 – Vinculação à irmã e à mãe

3- primeira obra é Lira dos 20 anos, de 1853 – poesia

4 – Na opinião do Prof. Soares Amora, os melhores poemas de Álvares de Azevedo são os relativos à sua angústia pela proximidade da morte.

5 – Álvares de Azevedo foi o primeiro poeta a fazer uma metalinguagem redicularizante do próprio Romantismo:aparece o prosaísmo, o cotidiano.

Exemplo: O Poeta Moribundo; É ela, É ela, É ela; Namoro a Cavalo.

6 – Álvares de Azevedo deixou um poema com certas idéias revolucionárias ao famoso Pedro Ivo, que fora um revolucionário conhecido em sua época.

7 – Os temas de Álvares de Azevedo são:

- o amor platonizado e com tendência erótica

- o reflexo dramático do adolescente

- contraste entre o sonhar o amor e a fuga de sua posse

- a crítica jocosa ao amor romântico

- a poesia o desespero e da profunda intuição da morte próxima

- última frase de Álvares de Azevedo: “Que fatalidade, meu pai”

- mágoa profunda – “mal do século”

8 – certa relação afetiva em relação à mãe e irmã (mostrado num ensaio de Mário de Andrade sobre Amor e Medo, onde aparecem as figuras da Virgem, Donzela, Menina, reflexo psicológico da vida real em suas obras, pela incapacidade de possuí-las na vida real)

OBRAS

Lira dos Vinte Anos – 1853 – coletânea de poesia

Noite na Taverna – contos

Macário – Drama

O Conde Lopo – seis cantos – incompletos – poema

Poema do Frade – em cinco cantos

LIRA DOS VINTE ANOS – 1853

Poesia – divide-se em parte A e B

A- imaginativa, platônica, sentimental.

B - demoníaca, de deboche, de angústia e loucura.

“Parece que eu passei da parte A para B como Ariel para Calibã”

Ariel – divindade do ar (Deus do Bem e do Belo) .

Calibã – divindade do Terror e da Fúria (Personagens de A Tempestade de Shakspeare – 1611

Sua obra Completa só foi publicada em 1862.

CRÍTICA

Estava em moda a Sociedade Epicuréia (cujo lema era o prazer da cultura, do espírito e da prática da virtude)

- Seu lema era diferente de Epicuro (o prazer é o bem supremo – prazer físico).

Álvares de Azevedo devido à sua formação não admitia uma visão epicurista.

Ficava entre a mulher idealizada e a mulher sensual.

COMPOSIÇÕES MAIS FAMOSAS

Lembrança de Morrer

Se Eu Morresse Amanhã

À Minha Mãe

Pedro Ivo (Perdoai-lhe, Senhor! Ele era um bravo)

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