UM POETA DE LUTAS

Poeta, jornalista, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi, no Sul do Estado de Tocantins, desde 1983. Autor de sete livros individuais: Transas do coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004), todos em poesia. Em 2009, publicou seu primeiro livro de crônicas "Histórias da Hisatória de Gurupi", que no ano seguinte foi adotado para o vestibular do Centro Universitário Unirg.

Tem ainda participação em várias antologias literárias, destacando-se pela produção de uma literatura popular e ao mesmo tempo lúdica, que cativa o leitor sem que o autor tenha, no entanto, a preocupação de se prender a estilos ou conceitos pre-estabelecidos.

Jornalista, foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins) e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína - TO), Diário Tocantinense (Palmas - TO), O Jornal (Palmas), Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi (TO), foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. Atuamente é articulista do jornal Cocktail (de Gurupi), tendo participado de sua fundação em 1990 e até hoje mantém a coluna semanal Pinga-Fogo. Também foi editor do jornal Gazeta Araguaia (de Formoso do Araguaia - TO) e Assessor de Comunicaçãoda Prefeitura Municipal de Gurupi e do Hospital Regional de Gurupi. Atualmente, (2012) é editor de conteúdo do Portal www.gurupionline.com.br

Zacarias Martins integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura de Tocantins (1989-1990), sendo nomeado conselheiro pelo governador Siqueira Campos, através do Decreto nº 776, de 12/05/89. Em 1990 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretoria. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o seu primeiro presidente (1999-2000), e hoje é Secretário-Executivo. Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual é Vice-Presidente e ocupa a cadeira de nº 12.

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II e o Título Honorifico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

É Senador da Cultura, representante do Estado de Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.

E-mail: zacamartins@gmail.com

Blog: www.zacamartins.wordpress.com

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 09/09/2005
Reeditado em 07/04/2012
Código do texto: T49018