PARNASIANISMO - VICENTE DE CARVALHO

VICENTE AUGUSTO DE CARVALHO

* 1866 – Santos

+ 1924 – São Paulo

VIDA

1886 – forma-se em Direito – São Paulo

Foi militante republicano, abolicionista, advogado, político, magistrado, aposentando-se como desembargador.

Fazendeiro e homem de negócios, demonstrou grande energia, paixão pelos problemas concretos e senso de interesse.

OBRAS

POESIA

1885 – Ardentias – versos românticos

1888 – Relicário

1902 – Rosa, Rosa de Amor

1908 – Poemas e Canções (acrescido até a 4ª edição, 1919)

1909 – Versos da Mocidade (contendo os dois primeiros livros e outros poemas)

PROSA

1911 – Páginas Soltas

1924 – Luisinha – comédia (seguida de contos)

CARACTERÍSTICAS

1 – A partir de Relicário sua arte se firma num Parnasianismo independente, sem o interesse arqueológico e histórico.

2 – Sentimento vivo da natureza e senso amoroso que se exprime conforme o exemplo português tradicional (Rosa - Rosa de Amor, Poemas e Canções, um dos livros mais famosos e queridos da nossa literatura)

3 – Influência Romântica:

- fluência trabalhada por um senso requintado da forma

- facilidade – comunicabilidade

- maestria familiar com o poema longo (melhor organizado)

- originalidade – arabesco sonhador dos versos curtos ou das combinações de verso longo e curto.

4 – Poeta do Mar – pujança e graça como sugestão de ritmos.

5 – Lirismo amoroso (o mar se faz presente) - Palavras ao Mar:- carga lírica veemente

Mar, belo mar selvagem

Das nossas praias solitárias

Tigre a que as brisas da terra o sono embalam

A que o vento do largo eriça o pelo

6 – Lirismo elegíaco – Pequenino Morto, que ao lado de Cântico do Calvário, de Fagundes Varela, representam a melhor expressão elegíaca da nossa poesia.

Apontamentos para Vestibular