MODERNISMO - GUILHERME DE ALMEIDA

GUILHERME DE ALMEIDA

GUILHERME DE ANDRADE ALMEIDA

* 1890 – Campinas – São Paulo

+ 1969 – São Paulo

VIDA

1912 – forma-se em Direito

1922 – Participação na Semana de Arte Moderna

Ajuda a fundar a revista Klaxon, seu escritório serve de redação

1923 – 1925 – morou no Rio de Janeiro, faz parte do grupo de Graça Aranha

1925 – faz propaganda do Modernismo no Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará

1930 – Membro da Academia Brasileira de Letras

1932 – combatente na Revolução de 32, da qual foi O Poeta – exílio na Europa

1958 – Príncipe dos Poetas Brasileiros, substituindo Olegário Mariano, que faleceu

OBRAS

POESIAS

Nós - coleção de sonetos, obra de estréia – 1917

Dança das Horas – 1919

Messidor – 1919 – reunião dos anteriores mais versos inéditos

Livro de Horas de Sóror Dolorosa – 1920

Era uma Vez – 1922

A Frauta que eu Perdi – 1924

Meu e Raça – poemas marcados pelo modernismo radicaç, verde amarelo – 1925

Encantamento – 1925

A Flor que foi um Homem – 1925

Sherazade – 1929

Simplicidade – 1929

Cartas à minha Noiva – 1931

Você – 1931

Acaso – 1939

Cartas do Meu Amor – 1941

Tempo – 1944 – Antologia com poemas inéditos

Poesia Vária – 1947

Toda Poesia – 6 volumes – 1952, 7 volumes – 1955 – coletânea da Obra poética reordenada pelas datas de composição, com versos inéditos

Camoniana – 1956

Pequenos Cancioneiros – 1957

A Rua – 1962

PROSA

Natalika – 1924

O Sentimento Nacionalista na Poesia Brasileira e Ritmo Elemento de Expressão – 1926

Gente de Cinema – 1929

Nossa Bandeira e A Resistência Paulista – 1932

O Meu Portugal – 1933

TRADUÇÕES

Eu e Você – de Paul Géraldy – 1932

Poetas de França – 1936

Suíte Brasileira, de Luc Durtain – 1936

O Jardineiro, de Tagore – 1939

O Gitanjali – de Tagore – 1943

O Amor de Bilitis, de Pierre Louys – 1943

Flores das Flores do Mal, de Baudelaire – 1944

Entre Quatro Paredes – de Sarte – 1950

Antígona, de Sófocles -1952

CARACTERÍSTICAS

1 – formação parnasiana, simbolista e modernista

2 – poesia de meios tons, sugestão do mundo e da alma, sentimento da beleza e certo preciosismo sentimental e formal

3 – fluência, encantamento com as coisas do mundo, senso de detalhe expressivo, singeleza dos temas – um dos mais lidos entre os poetas brasileiros

4 – um dos pioneiros da crítica cinematográfica no Brasil

5 – seu lirismo é terno, versificação esmerada e polida, ritmos cantantes

6 – identificado com as luzes, as cores e as formas

7 – no ano de 1924 em A Frauta que eu Perdi encontramos versos livres, algumas vezes com rima toante com dupla assonância a que chamou símil-rima

8 – em 1925 com Raça e Meu atinge o ponto extremo quanto à feitura e sentimento nacional, com um modernismo radical, verde-amarelo,

Em seguida volta ao processo mais ortodoxo, apurando o instrumento com senso cada vez mais clássico e vocação malabarística atingindo o ponto singular na adaptação do haicai japonês e nos poemas feitos à Camões e cancioneiros.

9 – graças à versatilidade, à ciência do verso e ao conhecimento da língua,foi um tradutor incomparável

10 – é o Príncipe dos Poetas Brasileiros

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