Mestre Zezito

José André dos Santos, mais conhecido como "Mestre Zezito", 56 anos, cearense e morador de Águas Lindas, cidade localizada no entorno de Brasília.

Ainda jovem (aos 15 anos, mais precisamente) saiu de Juazeiro do Norte (CE) junto com um circo mambembe. Aprendeu a arte da palhaçada com um trapezista da companhia.

Chegou em Brasília no ano de 1989, e atualmente ensina a arte circense para garotos de Aguas Lindas em seu grupo Circo Boneco e Riso . Com esse trabalho, jovens de 16 a 24 anos aprendem a ser marceneiros, pintores, oficineiros, ou artesãos, superando todo um contexto social de violência.

"O palhaço é a expressão da alegria, o palhaço é a expressão da vida, no que ela tem de instigante, sensível, humana.

Alegria que o palhaço realiza a cada momento de sua ação, contribuindo para estancar, por um momento que seja, a dor no planeta Terra. O palhaço é a única criatura no mundo que ri de sua própria derrota e ao agir assim estanca o curso da violência. Os palhaços ampliam o Riso da Terra. Por esse motivo, nós, palhaços do mundo, não podemos deixar de dizer aos homens e mulheres do nosso tempo, de qualquer credo, de qualquer país: cultivemos o riso".

(Trecho extraído da Declaração do Riso da Terra, Carta da Paraíba, João Pessoa, 2 de dezembro de 2001)

É isso aí. Mestre Zezido é um homem que merece o nosso respeito.

Fabiano Vale
Enviado por Fabiano Vale em 16/09/2005
Reeditado em 17/09/2005
Código do texto: T50997