“Você tem experiência?”– Paráfase

Já comi veneno para barata (Naftalina) quando tinha três anos de idade, graças a Deus não aconteceu nada comigo. Já esqueci meu capacete na escola e fui embora sem capacete,correndo risco de vida. Já fiz bola de chiclete e melequei todo meu rosto,já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés para fora, já passei trote por telefone,já tomei banho de chuva, já confundi sentimentos,já chorei ouvindo música,já tentei esquecer algumas pessoas,Mas descobri que estas são as mais difíceis de se esquecer. Já chorei sentada no chão do quarto e do banheiro, já tremi de nervoso,Já vi o pôr-do-sol-cor-de-rosa e alaranjado,já quase morri de amor, já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar. Já gritei de Felicidade,já me apaixonei e achei que era para sempre,mas sempre era um “para sempre” pela metade. Já chorei por ver amigos partindo,já fiquei brava com algumas pessoas e descontei em quem não tinha nada a ver,já cortei meu dedo com a faca cortando pão,e sangrou muito,quase desmaiei,já dei conselhos,e nunca pratiquei eles.Já chorei por mortes,já chorei vendo meu time perder,já me apaixonei pela pessoa errada,já ri de eu mesma,já gritei no brinquedo (KAMIKASE) com a minha amiga,já comi até doer minha barriga,já dancei muito,já falei bobeiras só para as minhas amigas não ficarem mal,já briguei com pessoas,e depois fui pedir desculpas Já fiquei de castigo por fazer malcriação ou porque tirei nota ruim, já me olhei no espelho,e tive vontade de me matar,já aprendi que não se deve ter preconceito,não importa se a pessoa é feia,magra,gorda,bonita nada disto importa,já escorreguei quando era pequena e bati o queixo,abriu e sangrou muito,tive que dar ponto,já ganhei campeonatos de luta mas também já perdi,já mudei de time,já falei nossa que menina metida e hoje em dia ela são minhas amigas,já chorei cantando música que me lembrava pessoas importantes,já quase fui atropelada várias vezes,já mudei de humor do nada,já vi coisas feias e erradas e foi uma experiência para que eu já mas faça estas coisa,já morri de medo de tirar sangue,já gritei de medo,vendo filme de terror,já fiz amizades pelo Facebook,já usei salto e quase cai,já pintei minha unha de várias cores,já pintei meu cabelo de vermelho,já abaixei e quando levantei bati a cabeça,já luxei meu pé lutando e fiquei de tala,já tirei sarro do meu professor de Língua Portuguesa pois ele esqueceu de raspar uma parte do cabelo e ele não tinha visto,Foram tantas coisas feitas,momentos fotografados pelas lentes da emoção guardados num baú,chamado coração,E agora um formulário me interroga,me encosta na parede e grita: “Qual sua experiência” Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência..experiência.Será que ser “plantador de sorrisos” é uma pergunta boa experiência?Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos! Agora,gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou está pergunta: “experiência?Quem a tem,se a todo momento tudo se renova?”

___________________________________

Paráfrase é um Gênero Textual com característica predominantemente narrativa.

De acordo com o minidicionário “Aurélio” (2010, p. 562), Paráfrase significa desenvolvimento ou interpretação de um texto sem alteração das ideias originais.

Texto adaptado nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

FONTE

FERREIRA, Aurélio de Holanda. “Mini Aurélio: o dicionário de Língua Portuguesa”.8.ed. Curitiba: Positivo,2010.

mergulhando_nos_textos
Enviado por mergulhando_nos_textos em 27/05/2015
Reeditado em 30/06/2015
Código do texto: T5256580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.