AUTOBIOGRAFIA

AUTOBIOGRAFIA: LITTLE FRANCISCO SPARROW HAWK

VIAGEM FRANCISCANA PELAS CIDADES QUE MOREI OU ESTUDEI E QUE DELAS FIZ TAUTOCRÓSTICOS.

Cidade natal, TORRINHA, pois tem uma pedra sobre um morro,

em forma de uma torre! Preserva-se a vegetação! Não pede socorro!

Descendo uma serra de 31 curvas chega-se a SANTA MARIA DA SERRA!

A serra, uma serpente com curvas perigosas, mas na beleza se encerra!

Ó Terrinha cultivável, interrogo de onde BROTAS essas belas amizades?

A resposta vem bem natural, Deus requer QUELUZ haja nas verdades!

Tem rios, sendo um RIO CLARO e mais de DOIS CÓRREGOS! Natureza!

Indo para RIO CLARO, passa sobre a ponte do rio Piracicaba, uma beleza!

Piracicaba e Tietê, formam uma junção que é pro rio Paraná um afluente!

Água que gera energia elétrica na usina de ILHA SOLTEIRA! Permanente!

O rio Tietê não corre pro mar, passa por BARRA BONITA! Turismo!

Ali gera energia na Usina e tem hidrovia com eclusa, belo mecanismo!

Fiz 1º Grau em TORRINHA e Científico em DOIS CÓRREGOS, O 2º Grau!

Garoto colecionei gibis, selos, CONCHAS, etc... Pra idade, era normal!

Fiz CAASO, em SÃO CARLOS e alimentava-me com BAURU e suco!

Fui operador na Cesp e me formei em matemática e engenharia! Maluco!

Fui ao Vale do Silício, SAN FRANCISCO e aqui vi S/E de vários modelos!

Usinas Hidroelétricas, e, Térmica de VOTUPORANGA! Sem paralelos!

Fiz no Operador Nacional de Sistema em CABREÚVA, um estágio genial!

Tensão de 440 kV, próxima de JUNDIAÍ. Comando decisivo e principal!

Antes o ONS era em BOTUCATU! Sistema é multi-anel! ONS é primordial!

As menores S/E foram: CONCHAS, PAULO DE FARIA e de QUELUZ!

Fiz tautocrósticos delas! Importantes, todas têm seu brilho, que reluz!

Operador A nas S/E, e, na Usina de Jupiá, TRÊS LAGOAS, fiz matemática!

Após, graduei-me em Engª Elétrica em ILHA SOLTEIRA! Lógica e Prática!

Casei, estudei e trabalhei no que queria! Vida é dinâmica, nada estática!

Trabalhei na CESP e na UNESP vestindo a camisa com probidade!

Hoje, estudo e escrevo em FOZ DO IGUAÇU onde resido!

Aprendi a fazer tautocróstico com Francis Perot! Pura felicidade!

Escreves com mais prazer que eu?? Ah! Eu duvido!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

BIOGRAFIA do LITTLE FRANCISCO SPARROW HAWK: MEU IRMÃO NA FÉ E NA CONFRARIA :.:, DESCRITA MATEMATICAMENTE NA MENTE DO NOSLEN; OPERADOR DE SUBESTAÇÃO E USINA A, MATEMÁTICO, ENGENHEIRO ELETRICISTA, PROFESSOR, MESTRE, DOUTOR E LIVRE DOCENTE EM ENERGIA NA AGRICULTURA...

CIDADES QUE MOROU E/OU ESTUDOU

TORRINHA: Nasceu em Torrinha! Em 1948.

DOIS CÓRREGOS: Fez o científico, área exatas! Em 1966.

SÃO CARLOS: Fez cursinho para engenharia.Em 1967.

RIO CLARO: Trabalhou, experiência, na Subestação da CESP. Em 1969.

SÃO CARLOS: Entrou na engenharia USP e na CESP. Escolheu a CESP, na qual fez curso de Operador de Subestação... Em 1969.

BARRA BONITA: Estagiou dias na Usina da CESP de Barra Bonita. Em 1969.

BOTUCATU: Trabalhou junto ao Despacho de Carga na CESP. Em 1969 e 1970.

CONCHAS: Foi chefiar a Subestação da CESP. Em 1970.

VOTUPORANGA: Trabalhou na Micro-Usina Termoelétrica da CESP. em 1971.

PAULO DE FARIA: Foi substituir operador em férias. Em 1972.

VOTUPORANGA: Voltou para a Micro-usina da CESP. Em 1972.

BOTUCATU: Fez curso de Operador de Usinas A. Em 1972.

BAURU: Estagiou na Subestação Interligadora de 440 kV. Em 1972.

TRÊS LAGOAS: Trabalhou na Usina de Jupiá. Em 1972.

ILHA SOLTEIRA: Em meados de 1972 foi transferido para Ilha Solteira. Transferência concedida pelo Engº Geraldo Brito, chefe da Usina de Jupiá. Em Ilha Solteira o chefe era Engº Ernesto Lindolfo Paixão.

JUNDIAÍ: Morou um mês, antes de ir para Queluz. Em janeiro de 1973.

CABREÚVA: Trabalhou um mês, antes de ir para Queluz. Em janeiro de 1973.

QUELUZ: Foi ensinar a operar Subestação em 1973. Ano de seu casamento em março de 1973. Em meados de fevereiro ele pediu para a chefia de Cabreúva para autorizar o seu retorno, pois iria casar em março. Não respondiam. Ele queria estar junto à sua noiva para ajudar nos preparativos... No início de março, o casamento seria dia 25, ele pediu novamente ao chefe pelo sistema SSB, via carrier, onde todos ouvem quando se transmite, é sistema de rádio, dizendo: "Chefe: diga ao engenheiro que vou fazer uma procuração, aí ele casa , faz a lua de mel para mim e eu não preciso voltar à minha origem de trabalho"...O engenheiro estava na sala e disse : " O operador está nervoso, antes que ele cometa erros de operação na Subestação, mande-o de retorno".... e assim foi. Retornou, casou, e ele mesmo fez a lua de mel (rsrsrs) e são felizes até hoje e então eles teem histórias para contar...

TRÊS LAGOAS: Fez curso de Matemática, juntamento com os colegas João Martins e Antonio Batista Ribeiro. Terminou em 1976.

ILHA SOLTEIRA:

- Trabalhando na Usina de Ilha Solteira, já matemático, teve oportunidade de prestar vestibular para engenharia ali mesmo, pois o Governador de São Paulo - Sr. Paulo Egídio Martins acabara de instalar a UNESP na cidade aproveitando instalações prediais do estado de SP e oportunidade de uso dos laboratórios e instalações da CESP. Foi aprovado e o curso iniciaria em março de 1977.

- Já aprovado, ele pediu para o Engº Paixão para fazer horário fixo da 19:15 h às 03:15 h todo dia na operação da CESP, pois assim permitiria que ele fizesse o curso de engenharia que era no período diurno.

- Engº Paixão negou! Então, ele no mesmo momento entregou a carta de demissão! Engº Paixão disse que não permitiria horário fixo, pois o horário era de turno, mas surpreendeu-se com a determinação do pedido demissionário.

- Como matemático dava umas aulas no Estado, tanto no 1º Grau como no 2º Grau. O salário caiu para um quinto, mas a abnegação da esposa e a ajuda dos amigos, sob às bênçãos de Deus, ele conseguiu fazer o curso de Engenharia Elétrica, terminando em 1982.

ILHA SOLTEIRA: Ingressou como professor na UNESP, em 1983.

BOTUCATU: Fez mestrado, doutorado e Livre-Docência na UNESP. Terminou em 1991. Passando como Livre Docente a ser Professor Adjunto, na área de Engenharia Elétrica, no Depto de Engenharia Rural, no curso de pós-graduação Energia na Agricultura.

FOZ DO IGUAÇU: Aposentou-se e mudou para a tríplice fronteira em 2006.

Foz do Iguaçu, 28/07/2014

Publicado (reeditado) no Recanto das Letras/autor/noslen em 29/08/2015

Publicado no www.delynerso.blogspot.com em 29/07/2014

Publicado no Recanto das Letras/autor/nelmite em 29/07/2014

http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite

http://www.recantodasletras.com.br/autores/noslen

Little Francisco Sparrow Hawk e Noslen
Enviado por Nelson Teixeira ou Noslen em 29/08/2015
Reeditado em 20/09/2015
Código do texto: T5363859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.