EDGARD ALLAN POE

EDGARD ALLAN POE

Nome de grande expressão, respeitável figura humana, nascido em Boston nos Estados Unidos da América do Norte, no ano de 1809, poeta de amplos recursos e contista conhecido, sobretudo por suas histórias de mistério e horror, constituiu uma fonte de inspiração direta para a renovação literária européia no final do século XIX. Considerado por muitos como um gênio atormentado e macabro foi o inventor do gênero horror e ficção, ficou conhecido no mundo inteiro por esse estilo. Estudante de direito em Baltimore, nascido de família inglesa, largou tudo pelo teatro. Edgar Allan Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809 em Boston, Massachusetts. Filho de um casal de atores, da atriz inglesa Elizabeth Arnold com David Poe, seu pai. Órfão aos dois anos e logo depois adotado por John Allan, rico comerciante de Richmond, Virgínia. Entre 1815 e 1820, recebeu esmerada educação clássica na Escócia e Inglaterra. No período em que freqüentou a Universidade da Virgínia, aderiu ao jogo e álcool. Rompeu relações com seu tutor e no mesmo ano publicou, em Boston, seu primeiro livro de poesia, Tamerlane, and Other Poems (1827; Tamerlão e outros poemas), ao qual se seguiu Al Aaraaf, Tamerlane, and Minor Poems (1829; Al Aaraaf, Tamerlão e poemas menores).

Tendo chegado cedo demais, a orfandade para ele foi um golpe profundo fazendo-o sentir muito. A influência foi tão grande na sua vida que chegou a tornar Poe numa criança problema. Allan Poe quando órfão foi levado à casa do casal John e Francês Keeling Allan, um casal sem filhos que o tratou como filho, embora muitos tenham afirmado que ele nunca teria sido adotado. Fixou-se então em Baltimore com uma tia e, em 1833, recebeu um prêmio em dinheiro por seu Manuscript Found in a Bottle (Manuscrito encontrado em uma garrafa). Tornou-se editor literário do Southern Literary Messenger, de Richmond, em 1835, e no mesmo ano casou-se com a prima Virginia Clemm, de 13 anos de idade. Sua expulsão da Academia Militar não foi o único ato de indisciplina de Allan Poe, também foi Despedido do emprego, ao que parece por seus problemas com a bebida, que o perturbariam pela vida afora, mudou-se para Nova York e passou os anos seguintes envolvido com a febril criação de suas obras, ao mesmo tempo em que trabalhava, em geral brevemente, em vários periódicos de Filadélfia e Nova York. Em 1838 publicou uma novela de tema marinho, The Narrative of Arthur Gordon Pym. Edgar Allan Poe era um jovem aventureiro, romântico, orgulhoso e idealista. Aperfeiçoou seus estudos na Universidade de Virgínia, mas como não seguia os rígidos padrões da época, foi expulso da Universidade. Poe era um boêmio que se entregava à bebida, ao jogo e às mulheres. Vida tão comum aos poetas de grande destaque.

Homem de ação forte, também era um homem de devaneio. Vivia no luxo e cultivava o amor vadio. Seguindo os passos romanescos de Byron, mais tarde Poe foi para a Grécia e alistou-se no exército lutando contra os turcos. Como todos os jovens da época, Poe sonhava com as glórias militares. Mas a aventura acabou saindo muito caro. Perdido nos Bálcãs, sofrendo ônus terríveis no percurso, acaba chegando à Rússia sem documentos e sem dinheiro. Acaba sendo repatriado pelo cônsul americano, mas em seu retorno, descobre que sua mãe adotiva a quem devera tudo, havia morrido. Na volta aos Estados Unidos, alista-se num Batalhão de Artilharia e mais tarde matricula-se na Academia Militar de West Point. Era conhecido pelos colegas como aquele que "Embarcou para Grécia num baleeiro". É lógico que o ritmo de uma escola para Cadetes do Exército não seria compatível ao gênio de Edgar, por isso foi expulso.

Ele se concentrava muito mais em seus poemas do que nos estudos. Com o lançamento de uma Compilação de Poemas (1831), o orgulhoso Edgar Allan Poe abandona West Point e rompe relações com o pai adotivo (que se casara recentemente e deixara Poe muito contrariado). Com 22 anos, poeta de ofício - sujeito aos devaneios, pobre e sem vontade inflexível, consola-se publicando: "Poemas". De regresso a Baltimore, em busca de seu irmão Willian, assiste à morte deste e entra nas relações de uma tia, viúva com duas filhas, também pobre e sem arrimo seguro. Vivendo em miséria profunda, durante dois anos Edgar consegue um pouco de triunfo ao vencer dois concursos de poesias. Com certa fama, o editor Thomaz White entrega para Poe a direção do "Southern Literary Messenger" em 1833. Pouco depois, escreveria seu primeiro conto: "Uma Aventura sem paralelo de certo Hans Pfaal". Fica na direção da revista por dois anos, depois de ter escrito outros vários contos, poemas e resenhas. Edgar Allan Poe já tinha certa reputação e um bom número de leitores. Suas críticas tiveram grande repercussão e os jornais, abrindo-lhes as portas e as colunas de honra, decretando-lhe dias melhores. Com 27 anos, em 1836, ele casa-se com a prima de apenas 13 anos. Virgínia Clemn, eis a mulher ideal que o destino lhe destinara para lhe ser a única.

A tia aceita o casamento desigual. Era sua esposa e musa. Virgínia gostava de música, canto e poesia; o que deixava Edgar muito entusiasmando. Em 1838 trabalha com Editor da Button's “Gentleman” Magazine. Na companhia da Sra. Clemn o casal vivera na Filadélfia, Nova York, Fordham, até que, de novo, a penúria lhe bate à porta. A vida de intimidade conjugal será prolongada pela dedicação da tia. Mas, as amarguras de Edgar Allan Poe não tinham limites. Virgínia, indo cantar na casa de amigos, sofrera um acidente causando-lhe uma forte hemorragia interna que a faz cair doente sem nunca mais voltar. Em 1847, morre deixado o marido nas entranhas do luto e da miséria espiritual. Em 1845 com a publicação do conto “O Corvo” recebeu dez dólares, conquistou enorme popularidade e teve tradução de Machado de Assis. No Conto A Queda da Casa de Usher, o personagem-narrador conta a vida de um homem amedrontado por criações assustadoras de sua própria mente. O ambiente é negro, retomando elementos da estética gótica. A sensação de terror é levada às últimas conseqüências; o leitor atento teme perante os acontecimentos. Texto de extrema intensidade emocional e habilidade literária. Como todo ser tem de cumprir o ciclo biológico não foi diferente para Allan Poe que como pessoas normais nascem, pessoas morrem e o ciclo biológico da vida continua. Poe, pessoa de carne e osso, morreu, mas sua obra permanece viva, talvez seja imortal. Seus sonhos, que se concretizaram em textos, continuam a fascinar leitores e leitoras de todo os mundos.

Hoje, sua teoria sobre a composição de um texto pode não ser tão aplicável, porque em literatura a regra é não existirem regras, porém, ela foi importante para a fixação de uma maneira de escrever ainda seguida por muitos escritores. Entre muitas obras de Allan Poe encontram-se: “A Queda do Solar Usher”, “O Poço e o Pêndulo” e “O Enterramento Prematuro”, Outra obra de Allan Poe foi O Retrato Oval, Edgar Allan Poe O Retrato Oval – lançado em (1842). Edgard Allan Poe escreveu contos durante sua vida de escritor. Algumas obras de Allan Poe: “A Máscara da Morte Escarlate, o Gato Preto, Pequena conversa com uma Múmia, Manuscrito encontrado numa garrafa, Sombra, Leonor, O Barril de Amontillado, William Wilson, Silêncio”, Coração Denunciador ,Uma Descida no Maelstrom.

O Corvo talvez a mais renomada, Annabel Lee, Azante, Ulalume, Um Sonho num Sonho, Os Sinos, A Marie Louise Shew, Israfel, Para Helena, para Annie, Eldorado, Linhas sobre a Cerveja, O Vale da Inquietude, Tamerlão, Só, Silêncio, Lenora, Hino, a Cidade do Mar, Poemas, Eureka e Romance Cosmogônico, Ligéia, Coração denunciador, Berenice. Os contos analíticos, de raciocínio ou policiais, entre os quais figuram os antológicos Assassinato de Maria Roget, Os crimes da Rua Morgue e A carta roubada, ao contrário dos contos de horror, primam pela lógica rigorosa e pela dedução intelectual que permitem o desvendamento de crimes misteriosos. Finalizando essa autobiografia fizemos um pequeno relato do famoso Allan Poe. Edgar Allan Poe é um dos mais lidos e admirados ficcionistas norte-americanos de todos os tempos. Ficou célebre como autor de contos fantásticos – Os Assassinatos da Rua Morgue, A Queda da Casa de Usher, O Coração Denunciador – e poemas igualmente assombrosos – Annabel Lee, Os Sinos e, sobretudo, O Corvo. Para o poeta francês Paul Valéry, ele foi “o único escritor impecável”. Para Verlaine e Rimbaud, chegou a ser “o poeta máximo”. Também autores de língua portuguesa foram seduzidos pelos seus versos. Fernando Pessoa e Machado de Assis estiveram entre seus tradutores. Poe nasceu em Boston, em 1809, numa família de atores pobres e pouco conhecidos. Ficou órfão antes de completar três anos e foi adotado por um rico exportador de tabaco. Nunca se deu bem com esse pai adotivo, mas adorava a madrasta. Chegou a freqüentar a Universidade de Virgínia, mas nunca se formou. Bebia horrores e levava uma vida desregrada. Trabalhou como jornalista, teve seu talento literário reconhecido ainda em vida, mas levou uma existência atormentada. Morreu em circunstâncias misteriosíssimas.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES - MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 27/06/2007
Código do texto: T543296
Classificação de conteúdo: seguro