HISTÓRIA NÃO CONTADA DE LEANDRO GOMES DE BARROS E A RELAÇÃO COM O PADRE VICENTE

A história do Pe.Vicente, de Leandro, de Daniel, de Maria Amélia, de Gumercindo, e de tantos outros nomes estão entrelaçados. Aqui, ali, acolá, faremos menção de fatos que estão interligados a esses elementos como alguns fragmentos da história de Leandro Gomes da Nóbrega, irmão do meu bisavô Daniel Gomes da Nóbrega.

A história do Pe.Vicente é interessante, nascido em 1822 e falecido em 13.11.1907. Vicente e seus dois primos irmãos eram seminaristas. Nas férias, eles vinham para a fazenda. No último ano do seminário, os dois irmãos, meus trisavôs, ao final das férias disseram que não voltariam mais e, casaram-se com duas primas, minhas trisavôs Tereza e Adelaide, uma delas era irmã de Vicente, dos quais nasceram Leandro e Daniel, que é meu bisavó por parte de mãe. Vicente voltou para o seminário e tornou-se padre, indo trabalhar como 3º Vigário: Pe Vicente Xavier de Farias na Capela de Santa Maria da Magdalena, em Teixeira-PB.

Conta-se inclusive, que ao nascer sua filha e ao dirigir-se a igreja para marcar o batizado, o Padre perguntou o nome da criança, e cujo nome seria Herodildes, o padre não quis batiza-la. ao que respondeu que teria outros filhos e colocaria Judas Iscariotes e Jesus Cristo II. Ele saiu dali sobre o esbravejar do padre. Pelo que me consta, ele batizou a filha em outra paróquia, mas teve outros filhos, Julieta e Esaú e Raquel que casou com Pedro Batista um dos autores de sua biografia.

O jovem Leandro era o tipo do cara gozador, que tirava troça com todo mundo. Conta-se que certa vez, no enterro do seu tio, estavam todos no velório na sala de casa. Todos pesarosos, chorosos, quando ele subiu em uma janela e queria chamar a atenção de uma escrava, fingindo-se de onça, quando de repente, perdeu o equilíbrio e caiu da janela por cima da escrava, para espanto e risadagem de todos. Sua tia insultada com o ocorrido disse: "muito obrigada Leandro, eu é quem sempre fico lhe devendo".

Mudou o nome para Barros, a partir do dia em que recebeu a noticia de que a fortuna da sua família não lhe seria devolvida pelo seu tio, o Pe.Vicente que ficou como tutor das famílias de seus dois irmãos já mortos e, sendo acusado por Leandro de roubar a fortuna de sua família, em favor da família de outro irmão. Ao tomar satisfação sobre o ocorrido, o Pe.Vicente avisou que no “cabaço ainda cabia orelha”.

A história do cabaço pode ser lida em outra história. Ele foi guardado como relíquia, fruto de uma terrível vingança, com nove pares de orelhas de jagunços que faziam parte do bando que entraram na fazenda e mataram Manoel, um parente em linha ascendente, já velho, na ocasião em que todos haviam ido a um baile na cidade. Cada jagunço encontrado, era morto e tinha suas orelhas cortadas e presas a um cordão, juntamente com as orelhas dos que já haviam sido mortos.

Leandro, com muita raiva, mudou seu sobrenome para "de Barros" como é conhecido, no lugar de, "da Nobrega". Leandro é conhecido no Brasil como escritor de literatura de cordel mais lido, com aproximadamente 600 títulos, e mais de 10 mil edições. Atualmente, sua obra está em poder da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, em Fortaleza, e cuja vida tem sido descrita em textos de vários autores que disponibilizaremos a seguir.

BIBLIOGRAFIA

Disponível sobre o escritor de literatura de cordel sobre Leandro Gomes de Barros (Nóbrega)

NUNES FILHO, Pedro. [In Nota nº 72 –Guerreiro togado- fatos históricos de Alagoa do Monteiro.

VIANA, Arievaldo. 140 anos de nascimento de Leandro Gomes de Barros, o rei da Literatura de Cordel. Disponível no site: http://www.camarabrasileira.com/cordel77.htm- 29.06.07. 16.40.

ALMEIDA, Horácio de. Introdução à obra de Leandro Gomes de Barros. In: LITERATURA popular em verso: antologia. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; Campina Grande: Fundação Universidade Regional do Nordeste, 1976. v.2, p.1-14. (Coleção de textos da língua portuguesa moderna, 4).

BATISTA, Sebastião Nunes. Bibliografia prévia de Leandro Gomes de Barros. Colab. Hugolino de Sena Batista. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1971.

______________________. Notas biográficas sobre os autores: Leandro Gomes de Barros. In: LITERATURA popular em verso: antologia. Sel. introdução. e comentário. Manoel Cavalcanti Proença. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1964. v.1, p.574-576. (Coleção de textos da língua portuguesa moderna, 4).

CASCUDO, Luís da Câmara. Resumo biográfico dos cantadores: Leandro Gomes de Barros. In: ___. Vaqueiros e cantadores. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1984. p.318-319. (Reconquista do Brasil. Nova série, 81).

CURRAN, Mark J. A sátira e a crítica social na literatura de cordel. 1 - um exemplo do poeta satírico: a importância de Leandro Gomes de Barros; 2 - a poesia crítica: análise dos temas de Leandro Gomes de Barros. In: DIÉGUES JÚNIOR, Manuel et al. Literatura popular em verso: estudos. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986. p.309-347. (Reconquista do Brasil. Nova série, 94).

LITERATURA popular em versos: antologia: Leandro Gomes de Barros - 2. Apres. Homero Senna. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1977. v.3.