ALFREDO PUJOL NA SEARA DOS NOTÁVEIS

Alfredo Gustavo Pujol (São João Marcos, 20.3.1865 – São Paulo, 20.5.1930) bibliófilo e político fluminense, se formou na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1890. Foi eleito deputado federal no ano de 1900, mas renunciou ao mandato por divergências com a política dos governadores que foi adotada no governo do presidente Campos Sales. Acompanhou, pessoalmente, no congresso estadual paulista a dissidência do Partido Republicano daquele Estado. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, publicando diversas obras, entre as quais uma das mais importantes, intitulada “Machado de Assis”, a bibliografia do grande escritor, autor de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’. A biblioteca particular de Pujol foi adquirida pelo editor José Olympio Pereira Filho quando este instituiu a livraria José Olympio Editora, em 1931. Não tenho o hábito de escrever sobre político, mas fiz questão de falar a respeito de Alfredo Pujol que foi parlamentar em uma época em que a corrupção e o desmazelo com a coisa pública não grassava nos meios políticos, tanto que Pujol renunciou ao seu mandato por não concordar com alguns pontos de vista na política de seu tempo.

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 05/02/2016
Código do texto: T5534501
Classificação de conteúdo: seguro