ALVAR NUÑEZ CABEZA DE VACA

(Espanha, c. 1490 — Espanha, c. 1560)

Em 1528, naufragou ao largo do Texas quando participava de uma expedição, sob o comando de Pánfilo de Narváez, encarregada de explorar a Flórida. Aprisionado pelos nativos, conseguiu fugir e conduzir alguns sobreviventes em um périplo através dos atuais estados americanos do Arkansas, Colorado, Novo México, Arizona e Califórnia. O grupo só alcançaria a cida-de do México cinco anos depois. De volta à Espanha, foi nomeado governador do Paraguai em 1542. Numa escala da viagem, em Santa Catarina, soube pelos índios da existência de um cami-nho até Assunção. Enquanto sua frota prosseguia viagem, ele seguiu por terra numa jornada de 1500 quilômetros que durou dois anos. Em Assunção, defendeu a liberdade dos índios, com os quais os espanhóis deveriam apenas comerciar. Em pouco tempo, os armazéns da vila estavam lotados. Montou uma expedição para chegar até os incas subindo o rio Paraguai, mas acabou se perdendo no Pantanal. De volta a Assunção, foi destituído pelos colonos. Enviado à Espanha, foi deportado para a África. Em 1555, publicou o livro Relación y comentarios, relatando suas aventuras.

DANIEL MENDES
Enviado por DANIEL MENDES em 03/10/2005
Código do texto: T56314