J.K. Rowling

Nascida no dia 31 de julho de 1965 na cidade de Chipping Sodbury - Grã-Bretanha, Joanne Kathleen Rowling era uma escritora desde pequena. Ela se descreve na infância como uma criança com cara de pudim, usando óculos e muito estudiosa.

Filha de um gerente da Rolls-Royce e de uma dona de casa, J.K. tinha uma irmã mais velha, Diane, para quem dedicou o primeiro volume de Harry Potter.

As duas viviam brincando com com os irmãos Ian e Vikki, seus vizinhos. O sobrenome deles: POTTER!

Ian disse que quase desmaiou quando descobriu que a amiga tinha batizado o personagem principal com seu sobrenome.

Na escola, Rowling já demonstrava seu talento como escritora, embora não costumava mostrar seus textos para ninguém.

Rabbit: seu primeiro "livro", foi escrito quando ela tinha apenas seis anos.

J.K. se tornou professora na Universidade de Exeter, onde se formou em Francês. Trabalhou na Anistia Internacional e, em 1991, se mudou para Portugal para ensinar inglês. Foi então que ela se casou com Jorge Arantes, um jornalista português.

Seu casamento durou 3 anos e dele nasceu uma menina: Jéssica. Conforme as palavras de Rowling: "Minha heroína (ela não é "da história") foi Jessica Mitford. Eu dei o nome da minha filha depois dela. Eu achava ela inspiradora, pois era corajosa e idealista.".

Porém, seu casamento terminou logo depois do nascimento de sua filha e ela foi junto com a Jéssica para Edimburgo, na Escócia, onde mora Diane, sua irmã.

Lá começou a dar aulas de Francês em uma escola pública, mas o seu salário mal dava para sustentar a si e sua filha.

Sem dinheiro, com uma filha pequena para cuidar e com a recente morte de sua mãe, Joanne entrou em depressão. Foi então que, nos cafés onde ela freqüentava, começou a nascer de sua caneta Harry Potter, a história de um pequeno bruxo que iria mais tarde ocupar um papel importante na história da literatura inglesa.

Ela sempre escrevia com Jéssica ao seu lado, dormindo no carrinho de bebê e foi assim que ficou pronta a obra "Harry Potter and the Philosopher's Stone" (Harry Potter e a Pedra Filosofal) que só depois de 9 tentativas, foi publicada por uma pequena editora.

Sem recursos para divulgar seu livro, Joanne contou apenas com a propaganda boca-a-boca e com a resenha de grandes jornais britânicos para levar Harry Potter ao conhecimento de todos. A obra foi parar rapidamente no topo dos mais vendidos do país. O segundo livro "Harry Potter and the Chamber of Secrets" (Harry Potter e a Câmara Secreta) teve o mesmo resultado.

A editora Scholastic pagou pelos direitos de publicação nos Estados Unidos levando o bruxo para o público americano. Harry Potter virou mania e, em 1999, foi lançado o terceiro livro: "Harry Potter and the Prisioner of Azkaban" (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) que foi resenhado por Stephen King, o mestre do terror.

Em julho de 2000 foi lançado "Harry Potter and the Goblet of Fire" (Harry Potter e o Cálice de Fogo) causando uma grande movimentação dos fãs de Potter. Houve diversas lojas que abriram à meia noite para vender o livro de quase 800 páginas. Rowling explica que o livro é comprido porque marca o meio da série, o início de uma fase e o começo de outra.

Aqui no Brasil, os livros são publicados pela editora Rocco. Até agora, a série Harry Potter já foi vendida em 42 países e traduzida para 31 idiomas. Em julho de 2007 foi lançado o sétimo e ultimos livro da saga de Harry Potter: Harry Potter and the Deatly Hallows. A edição em português só deverá estar disponível em novembro deste mesmo ano, mas já há traduções do mesmo circulando entre os fãs com o nome de Harry Potter e as Relíquias Mortais (ou similar).

J.K. explicou que seu plano seria lançar 7 livros, cada um marcando um ano de Harry em Hogwarts. Ela costuma homenagear pessoas quando cria nomes para seus personagens, como ela fez com sua filha. Rony Weasley é baseado no amigo da escritora Sean Harris; Hermione é inspirada em J.K. durante a infância. Ela diz que não inspirou Harry em ninguém, mas note que o bruxo e a autora tem a mesma data de nascimento: 31 de julho.