O COMEÇO DO FIM

A GUERRA

O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente da Segunda Guerra Mundial.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Nessa Guerra a FEB perdeu 443 homens, entre soldados e oficiais.

Todos os Estados Brasileiros estavam representados na FEB.

Entre todos, Pernambuco.

Os pracinhas brasileiros adotaram o distintivo “A COBRA ESTÁ FUMANDO"

João Pereira de Souza, apelido TINDÁ, nascido em três de Junho de 1920, em Santa Cruz da Baixa Verde PE. Filho de Hermínio e Tereza.

Trabalhador rural juntamente com seu pai e seus irmãos para o sustento da família.

No auge dos seus vinte e quatro anos, na simplicidade da sua família, João é convocado para ir à Itália lutar nos campos de batalha.

Tereza sua mãe fica desesperada. E agora? O filho ir para Guerra. O que fazer? Perguntava para um, para outro. Não existia não querer. Mas Teresa não entendia nada. Apenas sofria.

João, como sempre muito paciente tentava acalmar os pais. Mas, após mais um dia de trabalho de sol a sol cansado e deitado em sua rede pensava. Como serão meus dias longe de tudo e de todos. Muito preocupado, entretanto, não deixava isso transparecer para seus pais. E pensava confiante. Nada Temerei... Seguirei em frente. Já que tenho que ir, irei confiante, acredito que Deus estará sempre comigo.

Orações e promessas eram feitas constantemente. Vizinhos também tentavam confortar seus pais. Mas, aquela angústia ninguém conseguia tirar dos seus peitos. Para eles era como se fosse perder um filho para sempre. Entregando-o ao mundo desconhecido. Tereza já não dormia direito pensando em como ficaria sem o filho.

Enfim o dia do embarque para sua missão. Seu destino naquele momento estava sendo traçado.

Todos lhe desejavam boa sorte. E que logo estivesse de volta ao Brasil.

Seus pais tristes acenavam para João. Em cada aceno as mãos socorriam as lágrimas que escorriam em seus rostos. Logo João estava dentro do carro que o levaria até outra cidade para treinamentos de onde alguns dias depois, juntamente com muitos colegas embarcariam de navio para Itália.

Naquele momento sabia que ia a busca do desconhecido, mundo estranho e quem sabe cruel.

João não imaginava o que iria encontrar por lá. De uma coisa tinha certeza, que iria, mas não tinha certeza da sua volta. Tinha que manter a fé e a esperança e acreditar que nada se acaba assim.

Tudo tinha uma explicação. Seu coração soluçava baixinho, explodindo de saudades, mesmo antes de ficar distante.

A bênção pai... A bênção mãe... Adeus pai... Adeus mãe. Quem sabe um dia... Estarei de volta a essas terras brasileiras que me viram nascer e crescer e jamais imaginaram entregar um filho seu a outro mundo.

Com seu adeus, a tristeza era tanta que até as folhas do velho cajueiro balançavam-se. Pareciam entender que dali estava saindo um jovem simples e humilde, mas poderia voltar um herói.

E quem sabe Deus, poderia até nunca mais voltar.

Adeus... Meu filho! Adeus... Meu filho! Assim falavam seus pais.

E quando João se deu conta alguns dias depois de dar adeus aos pais já estava dentro do navio que o levaria para Itália. Pois a data da partida não era divulgada por motivo de segurança.

No trajeto de dezoito dias dentro do navio, João até que afastou o medo de conhecer terras estranhas e ouvir a palavra GUERRA. Pois sabia que não havia alternativa. O lema de João era.

Seguir em frente. Seguir em frente. Vencer só DEUS é quem sabe. Muitas vezes sentia-se muito mal pelo balanço do navio quando a ventania era forte.

Fez vários amigos. Durante as noites se divertiam cada um contando suas histórias.

E chegando a terra firme, deu Glória a Deus. Mas ao mesmo tempo entristeceu-se ao ver tanta destruição. Ali olhando e sabendo que muitos brasileiros já haviam derramado seu sangue.

Naquele momento sentiu um arrepio em todo seu corpo e lhe veio o pensamento que não voltaria vivo ao Brasil. Sabia de certo que dias temerosos viriam.

A FEB era composta por homens de várias regiões do Brasil.

João e todos os pracinhas tiveram que se adaptarem ao rigoroso inverno Italiano que oscilava entre 15 e 20 graus negativos. Mas tinham que enfrentarem os campos de batalhas.

Os dias demoravam passar. Longe da família tudo era difícil. Pior ainda vendo tanta destruição e fazendo parte dela. Seu coração sempre acelerado e angustiado.

Quando ouvia falar, hoje a COBRA VAI FUMAR, João fazia suas orações quietinho em um canto. Só Deus e seu coração ouvia.

Comunicação com a família no Brasil se tornava muito difícil, vez em quando escrevia poucas linhas apenas para falar que ainda estava vivo.

Cada carta recebida, seus pais agradeciam a Deus. Sua mãe vivia ajoelhada pedindo pela proteção do filho. Orações e Orações... e muitas promessas...

- 1945... Terminava a Segunda Guerra Mundial...

-"Vamos voltar ao Brasil". Frase que João e os outros receberam a notícia que a Guerra acabou.

Essa notícia foi recebida aos aplausos, aos gritos de alegria.

Dia 04 de setembro de 1945, João estava novamente entrando no navio para retornar ao Brasil.

E ao som de um apito que fazia encher o coração de todos de muita alegria o navio se afastava, deixando para trás só destruição e maldade.

E entre músicas e o Hino Nacional João sentia-se feliz com a certeza de que agora voltaria aos braços da família.

João estava de volta a Pátria amada. Na sua chegada à casa dos pais, uma missa em ação de graças foi celebrada na casinha humilde em São José de Pilotos em Santa Cruz da Baixa Verde Pernambuco.

Muitos fogos comemorando sua chegada. Amigos e parentes davam parabéns por ter voltado são e salvo. Tanta história para contar, coisas que jamais se apagarão da sua memória. Alívio por ter voltado, mas triste por tantos companheiros que por lá ficaram.

Agora junto à família, contando tudo o que passou que lutou em terrenos montanhosos com ardor e patriotismo. E que suportava as mudanças do tempo, inclusive os rigores do inverno com temperatura de 20 graus negativos. Mas dominando os adversários colhendo glórias para o Brasil.

Quantas lembranças, tantas histórias... Um Herói... Vivo perfeito, forte e saudável.

Logo, voltava ao trabalho na lavoura com seu pai e seus irmãos como fazia antes de ir para Guerra.

Tantas lembranças que não queria lembrar. Mas nem por um dia, esquecia o que queria esquecer.

Agora ao lado dos pais e dos irmãos só queria viver... Viver... E viver.

Lágrimas em seus olhos rolavam cada vez que alguém perguntava sobre o que passou. Por alguns dias viveu fechado dentro de si mesmo. E com muito amor dos seus pais, com o tempo foi se reencontrando e tentando ser o mesmo homem que era anteriormente.

Trecho do meu livro O COMEÇO DO FIM escrito em 2010

Carmem Baptista
Enviado por Carmem Baptista em 29/10/2017
Reeditado em 30/10/2017
Código do texto: T6156901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.