Boris Godunov

Czar da Rússia

Reinado

21 de fevereiro de 1598

a 23 de abril de 1605

Coroação

1 de setembro de 1598

Antecessor(a)

Teodoro I

Sucessor(a)

Teodoro II

Esposa

Maria Skuratova-Belskaia

Descendência

Teodoro II da Rússia

Xenia Borisovna da Rússia

Casa

Godunov

Nome completo

Boris Feodorovich Godunov

Nascimento

c. 1551

Morte

23 de abril de 1605 (54 anos)

Moscou, Rússia

Enterro

Mosteiro da Trindade-São Sérgio, Serguiev Possad, Rússia

Religião

Igreja Ortodoxa Russa

Pai

Teodoro Godunov

Mãe

Stepanida Ivanovna

Boris Feodorovich Godunov (c. 1551 – 23 de abril de 1605) foi o Czar da Rússia de 1598 até sua morte, tendo antes disso servido como regente a partir de 1585 até sua ascensão. Era filho de Teodoro Godunov e Stepanida Ivanovna, tendo sido o primeiro monarca russo que não pertencia à Casa de Rurique

Sua ação política é obstruída com o aparecimento de um impostor que afirma ser o filho assassinado de Ivan IV, Demétrio. Após surgir na fronteira polonesa, o Pseudo-Demétrio consegue amplo apoio da população camponesa, que já se encontrava insatisfeita com o governo de Godunov. O tsar acaba acusado pela opinião pública pelo assassinato do príncipe Demétrio, acabando por morrer doente, politicamente isolado. Seu filho, Teodoro II da Rússia, foi assassinado pouco após sua ascensão, permitindo a coroação do príncipe impostor ainda em 1605.

Mas o falso Demétrio também perdeu em pouco tempo o apoio da maioria da população, acabando assassinado pela mesma, sendo seu corpo dilacerado e disparado por um canhão apontado para a Polônia (rival política do país e acusada de conspirar contra a nação, enviando o impostor), segundo contam alguns historiadores.

fred albano
Enviado por fred albano em 13/11/2017
Código do texto: T6170392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.