Padre João Jerônimo: Senhor de Engenho e Escravos

O Padre João Jerônimo da Cunha nasceu a 12 de julho de 1813, provavelmente em Papary, atual Nísia Floresta, visto que foi nesta cidade que nasceu seu irmão, Coronel Antonio Galdino da Cunha. Não se sabe a data da sua ordenação sacerdotal, mas acredita-se ter sido na década de 1830, em Olinda ou no Maranhão.

O padre João Jerônimo da Cunha, de família tradicional, foi nomeado pároco de Santa Cruz, mas nessa cidade pouco demorou. Conforme Monsenhor Severino Bezerra, em seu livro “Memória Histórica de Santa Cruz”, o Padre João Jerônimo exerceu o ministério paroquial de 1836 a 1842, em Santa Cruz, sua única paróquia.

Vigário do chamado “primeiro período”, que durou apenas quatorze anos, entre 1849 a 1858, quando a sede foi transferida de Santa Cruz para Serra de São Bento, ficando a estrutura da Igreja em Santa Cruz reduzida a uma simples capela daquela paróquia.

Mas, a vocação do Padre João Jerônimo para a política e para os negócios falou mais alto e o religioso resolveu abandonar a carreira sacerdotal e voltar para sua terra onde passou a dedicar-se à política da província e a exercer o comércio do açúcar, produto do engenho “Bosque” de sua propriedade, no município de Goianinha (RN).

Como político, o Padre João Jerônimo ocupou uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa Provincial, no biênio 1852/1853, durante a nona legislatura. Filiado e militante do Partido Conservador, no período monárquico, o ex-padre, político e senhor de engenho administrou por duas vezes o município de Goianinha (RN) – de 1853 a 1856 e de 1861 a 1864. Foi um político de muito destaque e influência na região.

Residia em Goianinha (RN), em seu Engenho Bosque, onde vivia em companhia de um sobrinho, também padre, João Alípio da Cunha. Senhor de Engenho e de escravos, libertou os seus cativos durante a campanha abolicionista.

Já com idade avançada, afastou-se das atividades políticas. Faleceu no seu engenho Bosque, a 26 de janeiro de 1902, com 89 anos de idade. Os seus restos mortais encontram-se, atualmente, na igreja matriz de Goianinha, junto ao do seu irmão Antônio Galdino da Cunha.

Padre João Jerônimo é nome de rua na cidade de Santa Cruz (RN).

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 08/12/2017
Código do texto: T6193830
Classificação de conteúdo: seguro