Tomás de Aquino

Tomás de Aquino nasceu em Roccasecca no ano de 1225, era de família nobre, filho de Landolfo e Teodora. Como era de costume da época, foi levado para fazer seus estudos primários na abadia de Montecassino, a fim de contribuir para o brilho do nome da família. Por conta da decadência da abadia, que estava em um estado de abandono, Tomás prosseguiu seus estudos em Nápoles. (HUISMAN, 2001).

Chegando a Nápoles, teve o seu primeiro contato com os dominicanos, que se dedicavam ao estudo e ao ensino em Universidades. Ele viu, na Ordem Dominicana, uma nova forma de vida religiosa: envolvida no debate cultural e livre de interesses mundanos. E mesmo contra a opinião da família, ingressou na Ordem. (REALE; ANTISERI, 2003).

Em Paris, continuou a sua formação teológica, tendo como mestre Alberto Magno, que não hesitou em encaminhá-lo para a carreira acadêmica na Universidade de Paris, onde lecionou e em 1256 recebeu o título de magister em teologia. É o que afirma Reale: “Em 1252, quando o mestre-geral da ordem solicitou um jovem bacharel (hoje, se diria professor-assistente) para encaminhar à carreira acadêmica na Universidade de Paris, Alberto não hesitou em indicar Tomás.” (REALE; ANTISERI, 2003, p. 212).

Além de Paris, Aquino peregrinou por várias universidades da Europa. Huisman, constata que vários papas foram seus amigos íntimos, inclusive, Tomás de Aquino faleceu quando viajava para Lião a pedido de Gregório X:

Foi surpreendido pela morte aos 53 anos, em 7 de março de 1274, no mosteiro cisterciense de Fossanova, quando viajava para Lião, para onde ia por ode do papa Gregório X, precisamente para participar de um concílio. (REALE; ANTISERI, 2003, p. 212).

Em todas as obras de Tomás de Aquino, existe uma intenção de ir contra aqueles que fazem mau uso da razão, diminuindo o seu valor. Para o santo, era necessário demarcar, com precisão, esse território, para impedir que a razão ultrapasse os limites da fé. (PENSADORES, 2004). Tomás de Aquino tem uma vasta obra que é resultado da sua vida dedicada ao ensino. Nesse sentido assim ele escreveu:

Muitos de seus textos são comentários de livros da bíblia, dos santos padres, de Aristóteles e outros autores. Há também breves tratados sobre assuntos específicos, como O Ente e a Essência e Questões Discutidas sobre a Verdade. Por fim, as duas Sumas: a Suma contra os Gentios é um manual de teologia destinado a converter os mulçumanos, e a Suma Teológica, embora inacabada, sintetiza o pensamento tomista. (PENSADORES, 2004, p.117).

Referências

HUISMAN, Denis. Dicionário de obras filosóficas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Dicionário dos filósofos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

OS PENSADORES. Tomás de Aquino. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Aristóteles. Trad. Ivo Storniolo. In:______. História da filosofia: patrística e escolástica. São Paulo: Paulus, 2003. cap. 7, p. 187 - 204. v.2

Pedro Xavier
Enviado por Pedro Xavier em 15/01/2018
Código do texto: T6227123
Classificação de conteúdo: seguro